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Como estabelecer metas de vendas?

Duas pessoas rindo e batendo as mãos.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 06/12/2022

Conheça os passos para estabelecer eficientes metas de vendas e atingir o sucesso de seu negócio.

O processo de estabelecer metas de vendas faz parte do planejamento estratégico de um negócio. É importante para estimular os times, integrar diversas áreas dentro da empresa, analisar e determinar o direcionamento dos gastos e investimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, metas não são, necessariamente, objetivos. Na verdade, as metas são etapas do caminho para que os objetivos possam ser alcançados. Por isso, saber como estabelecer metas de vendas envolve definir marcos mensuráveis e de duração limitada como parte de um desenvolvimento planejado.

A seguir, vamos conferir alguns pontos importantes na definição de metas de vendas.

O que são e como funcionam as metas?

Estabelecer metas de vendas é essencial para que o nível operacional adequado do negócio seja atingido. Por meio das metas, a gestão determina de forma clara o que espera de resultados futuros, e os colaboradores têm uma ideia mais esclarecedora dos passos que precisam ser seguidos para atingir esses propósitos.

Ao estabelecer as metas de vendas a serem perseguidas, o processo se torna engajado e permite métodos de bonificação mais definidos e estimulantes. Por isso, elas devem funcionar como um motor dentro do negócio, e não como uma peça emperrada que atrapalha a motivação dos colaboradores.

Como estabelecer metas de vendas?

A maior preocupação que deve ser levada em conta ao estabelecer metas de vendas, é a de que elas sejam realistas, atuando como aliadas ao propósito do negócio. Para isso, é fundamental levar em consideração os seguintes fatores:

  • Análise de mercado;
  • Objetivos claros da organização;
  • Avaliar a capacidade da equipe;
  • Verificar índices de vendas;
  • Definir o quanto se quer crescer.

Em seguida, esclarecemos cada um dos pontos.

Análise de mercado

Não há como estabelecer metas de vendas realistas sem conhecer o mercado em que a empresa está inserida. Sejam produtos ou serviços, é necessário considerar oscilações do cenário econômico e variações sazonais no consumo de cada negócio para criar e ajustar as metas de vendas.

Além disso, é importante apurar outras informações, como o percentual de crescimento do segmento, condições de oferta e demanda, trabalho da concorrência e interações com o público-alvo.

Ter objetivos claros

Estabelecer metas de vendas envolve conhecer de forma clara todos os objetivos de seu negócio. Isso é importante para que o trabalho de todos os colaboradores seja adequadamente direcionado ao atingimento das metas.

Avaliar a capacidade da sua equipe

Ao estabelecer metas de vendas, é importante equilibrá-las à capacidade da equipe de colaboradores. O cenário em que a equipe não tem as habilidades necessárias para atingir a meta a torna inalcançável. Neste caso, é preciso diminuir os parâmetros da meta ou investir na melhoria do time de colaboradores. Para isso, podem ser realizados programas de capacitação e/ou a contratação de novos profissionais.

Em empresas maiores, é possível ir além. Estabelecendo um monitoramento de metas de vendas de cada parte da empresa, é possível detectar onde é necessário maior suporte e onde é possível ousar mais nos desafios ao longo do tempo. Em alguns casos, a terceirização pode ser uma opção viável.

Verifique seu índice de vendas

As metas de vendas devem ser renovadas sempre que atingidas ou sempre que o mercado sinaliza que precisam ser mudadas. Para isso, é importante que as novas metas sejam baseadas em resultados anteriores para que o sucesso das vendas aumente, ou, pelo menos, não regrida.

Por isso, é necessário levar em consideração todos os indicadores de vendas e suas variações ao estabelecer metas de vendas, detectando períodos com aumento ou queda de vendas e analisando os dados obtidos.

Defina o quanto você quer crescer

Todos os passos anteriores devem seguir a determinação de um objetivo de crescimento realista e bem definido. Para isso, é essencial levar em consideração a capacidade e o potencial do negócio. Assim, as metas de vendas servem como catalisadores da liderança neste caminho.

Qual a importância de atingir as metas?

Como dito anteriormente, seguir todos os passos para estabelecer metas de vendas é essencial para que elas sejam atingidas. Somente assim um negócio é capaz de medir adequadamente seu sucesso, direcionar melhor as receitas e despesas e determinar novos objetivos de crescimento e de direcionamento do trabalho.

Além disso, metas atingidas são estímulos para que os colaboradores continuem se empenhando em novos objetivos, além de possibilitar à empresa avaliar e premiar seu desempenho. Assim, a empresa pode entrar em um caminho de crescimento constante.

Para maiores informações, entre em contato com o Palestrante Eduardo Maróstica.