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Inteligência emocional: como aplicar no trabalho?

Homem meditando e fundo de imagem ilustrando um cérebro.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/03/2023

Ela é importante em geral, mas tem uma aplicação específica no trabalho para manter um ambiente positivo. Uma palestra motivacional pode iniciar um processo proveitoso no meio empresarial.

O que é inteligência emocional?

Uma das definições mais conhecidas de inteligência emocional, apresentada no livro homônimo do psicólogo Daniel Goleman, é “um conjunto de habilidades que nos tornam capazes de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivar e de gerir bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos.”

Esse mesmo autor formulou cinco habilidades para a inteligência emocional:

  • Autoconhecimento: reconhecer a si próprio através das emoções e sentimentos;
  • Controle emocional: adequar o que se sente a cada situação vivida;
  • Automotivação: direcionar emoções e sentimentos em função de uma realização pessoal;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas: empatia;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: utilizar-se das competências sociais para ter uma interação de qualidade com outras pessoas.

É importante desenvolver essas habilidades em qualquer âmbito da vida. No entanto, no trabalho, o aproveitamento é ressignificado. A inteligência emocional nos ajuda a encarar melhor os prazos, pressões e conflitos no meio profissional, mantendo o ambiente harmonioso e saudável.

Importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

A inteligência emocional pode ser considerada como a maior responsável pelo sucesso individual no trabalho, porque na vida profissional são exigidas habilidades de relacionamento e compreensão humana. Duas das cinco habilidades da inteligência emocional dizem respeito à interação com o outro. Em interação de grupos, a capacidade de negociar e liderar são singularmente importantes.

Quais os benefícios de trabalhar com inteligência emocional?

A necessidade de se ter a inteligência emocional bem desenvolvida no trabalho fica evidente quando ocorrem conflitos. Ao não reconhecer os próprios sentimentos, quando há falta de empatia e ao não dosar as reações de forma comedida, o problema é agravado e a resolução se torna mais complicada. As ofensas, mágoas e prejuízos no trabalho inflamam o clima organizacional.

O uso das cinco habilidades da inteligência emocional não se limita às situações de conflito, em relações com boa qualidade, elas podem trazer bons frutos na satisfação e na produtividade dos colaboradores.

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?

Compreenda seus sentimentos

Utilizar a inteligência emocional para manter a calma, sem ignorar as próprias emoções, ajuda a evitar que os problemas sejam agravados. Ao mesmo tempo, compreender os sentimentos em diferentes situações eleva o nível de relacionamento a um novo patamar.

Tenha autoconfiança

Conhecer as próprias forças e fraquezas é a chave para trabalhar com eficiência. Quando se gera autoconfiança e automotivação, o profissional sabe usar melhor seus pontos fortes e reconhece o que deve ser feito para desenvolver seus pontos fracos.

Desenvolva a empatia

A empatia e alteridade são essenciais para entender as emoções dos outros colaboradores. Quando se coloca no lugar das outras pessoas e se busca entender o que sentem, as suas angústias e necessidades, há mais sabedoria em gerenciar a inteligência emocional no trabalho.

Pratique uma comunicação mais clara

Resolver conflitos ou problemas de comportamento geralmente está sob responsabilidade da liderança das empresas. Logo, uma forma de minimizar isso é quando o exemplo vem dos líderes, pois um chefe desequilibrado e com atitudes desrespeitosas com seus subalternos transparece que esse tipo de comportamento é aceitável. Uma vez que os funcionários reproduzem isso, há considerável piora no clima interno e se perpetua um comportamento que não é saudável.

Para evitar a situação descrita, é importante incentivar o diálogo e a comunicação não violenta. Ouvir o que os colegas têm a dizer, resolver ou evitar possíveis conflitos, sempre com calma, traz soluções justas. Assim, as melhorias no clima organizacional são promovidas e aumenta-se a satisfação e a produtividade de todos.

Saiba receber e fazer críticas

Ter o hábito de formular críticas construtivas é fundamental para que os funcionários se sintam valorizados pela empresa e evoluam profissionalmente. Ouvindo da liderança, de maneira respeitosa, quais foram os acertos e erros em certas situações de trabalho, o funcionário pode aprimorar seu autoconhecimento e autocrítica sem perder a automotivação. Buscando formas de corrigir seus erros, o colaborador pode trabalhar de forma cada vez mais eficaz.

Amplie a escuta ativa

Uma boa comunicação entre equipes e funcionários é indispensável para a gestão estratégica, alcançando resultados significativos de produtividade. É utilizando a escuta ativa que se consegue o engajamento e a motivação profissional. A incorporação dessa prática no ambiente de trabalho serve como metodologia para abrir os canais de diálogos entre colaboradores, líderes e no grupo de trabalho, além de estimular habilidades interpessoais importantes para a carreira.

Ao ouvir os colegas com atenção, há um entendimento mais profundo de suas emoções. Aprimorar-se como um bom ouvinte no trabalho faz com que também haja maior facilidade para evitar e gerir conflitos.

Como uma palestra motivacional pode ajudar?

Geralmente as pessoas saem das palestras motivacionais sentindo que ela ajudou no seu aprimoramento, pois o palestrante levanta os problemas de relevância para o público e apresenta soluções muitas vezes surpreendentes, por trazer uma nova visão. As palestras motivacionais em determinados eventos corporativos buscam fazer a audiência sair da zona de conforto e passar a enxergar a realidade em que está inserida a fim de buscar soluções na vida profissional.

Entre em contato com o Palestrante Eduardo Maróstica.