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Motivação para vendas: Aprenda a motivar sua equipe

Post-it coloridos com a frase: make things happen
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 19/08/2021

Aprenda algumas estratégias que podem incentivar a motivação de seus funcionários. 

A motivação para vendas é um dos principais desafios dos líderes e gestores de qualquer empresa. Afinal, em primeiro lugar é preciso se ter consciência de que, sem motivação, colaboradores tendem a apresentar resultados mais baixos de produtividade.

A motivação para vendas pode ser estimulada através de diferentes estratégias, e uma das mais eficazes é a contratação de um palestrante especializado no assunto. É preciso entender, quando se está em uma posição de gestão de times, que muitas vezes as equipes podem ficar desengajadas por diferentes fatores.

Vendedores que começam a apresentar resultados mais moderados de produtividade, principalmente se isso ocorre de maneira uniforme, podem significar um alerta de que algo precisa ser melhorado na gestão. Algumas das razões que podem explicar essa desmotivação na equipe são:

  • Falta de feedback da liderança;
  • Metas pouco tangíveis ou sem desafios;
  • Conflitos e desentendimentos nas equipes;
  • Falta de reconhecimento de méritos;
  • Gestões fechadas a mudanças.

Motivação para vendas: como mudar um cenário de baixa produtividade?

Para vestir a camisa do time, os funcionários precisam encontrar sentido nas funções que desempenham, bem como vontade diária de crescer e evoluir na empresa.

Colaboradores desengajados acabam atrapalhando também o rendimento de toda uma equipe. A motivação para vendas é necessária para resolver esse tipo de problema.

Contratar um palestrante que entenda objetivamente quais assuntos deve abordar para captar a atenção de seus ouvintes e assim poder entender seus anseios e expectativas é uma excelente estratégia.

Existem ainda outras maneiras de fazer um colaborador entender que seu trabalho é importante e que seu papel na empresa é necessário. Um bom gestor que queira estimular a motivação para vendas precisa estar atento a algumas mudanças.

Valorização dos resultados

A premiação e reconhecimento precisam ser valorizados e até mesmo expostos diante dos demais colaboradores. Em outras palavras, quando um vendedor traz uma técnica nova para o time ou supera as metas estabelecidas, ele certamente está interessado em receber o reconhecimento por seu feito.

Elogiar e parabenizar um vendedor diante dos demais colegas de time não é uma atitude incorreta, uma vez que partimos do pressuposto que todos ali são adultos e não é saudável que um funcionário se incomode com elogios ao seu colega.

Esta é uma maneira de censurar eventuais colaboradores competitivos e ciumentos, que não se adequem à cultura da empresa.

Cultura de feedback

Outro aspecto que garante a motivação para vendas é a cultura do feedback constante e mútuo. É evidente que um time comercial, como qualquer outro, tem sempre um apontamento a fazer sobre a gestão que recebem.

Além de entregar o feedback das atividades dos colaboradores, gestores precisam estar abertos a ouvir críticas, identificar falhas no próprio trabalho e buscar melhorias.

Em contrapartida, abrir esse espaço também dá uma segurança para que o funcionário perceba que tem a sua opinião é relevante dentro da organização.

Escala de carreira

Um dos pontos mais importantes que garantem a desmotivação é a ausência de um plano de carreira transparente e bem definido.

Poucos profissionais gostam da ideia de estagnação. Quando percebem isso, certamente diminui sua vontade de acordar todas as manhãs e irem dar o seu melhor.

É lógico que nem todos os colaboradores de um time possuem atributos suficientes para assumirem cargos de chefia. No entanto, é fundamental que exista uma escala de carreira dentro do time comercial.

Escalonar níveis de senioridade de acordo com o desempenho – começando no trainee, passando a Júnior, Pleno, Sênior e Master – é uma das maneiras de estimular nos vendedores a vontade de aperfeiçoarem suas habilidades e crescerem dentro da empresa.

Dentre as estratégias de motivação para vendas citadas, evidenciamos também a força que uma palestra motivacional pode trazer à sua organização. Nos contate agora mesmo e entenda um pouco sobre como podemos impactar o seu time e aumentar sua performance.