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Relação interpessoal: como melhorar?

Time de pessoas comemorando.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 24/03/2023

A relação interpessoal envolve todas as interações entre duas ou mais pessoas. Além de evitar ou resolver conflitos, cultivá-la no trabalho traz vários benefícios.

Relação interpessoal e intrapessoal: qual a diferença?

O termo “relacionamento interpessoal” se refere à interação entre duas ou mais pessoas, o qual não consiste em um processo fechado, de uma via. Seu uso remete a todo o processo de comunicação entre as partes que interagem, ao passo que o relacionamento intrapessoal diz respeito apenas aos sentimentos e emoções internas, individuais.

Mas afinal, o que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal é a interação entre diferentes pessoas e grupos, tanto no ambiente de trabalho quanto no âmbito pessoal. Como cada ambiente tem suas regras, combinado ao fato de que os indivíduos diferem entre si, lidar com as particularidades de cada núcleo pode gerar estranheza. Nesse contexto, relacionamento interpessoal é essencial para que indivíduos e agrupamentos estejam alinhados de modo funcional, respeitando diferenças e individualidades.

Utilizado para designar as interações no meio corporativo, sabe-se que o relacionamento interpessoal interfere diretamente nos resultados e lucros das empresas, tanto positiva como negativamente. Considerando-se o “capital humano”, é necessário aprimorar as relações de cada indivíduo, ainda que sua influência na lucratividade seja subjetiva.

Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal?

Sem deixar de lado as especificidades de cada um, o relacionamento interpessoal refere-se a todo o conjunto de emoções, atitudes e motivações. Apesar de ser um grande desafio lidar com esse contexto diverso, é importante manter bons relacionamentos interpessoais para garantir um convívio harmonioso nas esferas sociais. Simultaneamente, é preciso reconhecer que a forma de se relacionar dentro do trabalho não é igual ao se comparar com a vida pessoal.

No ambiente de trabalho, a conduta profissional de superação diante de divergências e crises precisa considerar os diferentes perfis da equipe. Diante de relacionamentos interpessoais abalados, o ambiente profissional se deteriora e passa a ser um meio difícil, improdutivo e propenso a desentendimentos.

Quais são os tipos de relacionamento interpessoal?

A seguir, a abordagem no relacionamento interpessoal profissional, pessoal e virtual.

Profissional

O relacionamento interpessoal profissional abrange as interações essenciais no ambiente de trabalho. É tão relevante ter desenvoltura para interagir com outros profissionais que, atualmente, é um requisito avaliado durante as seleções de novos colaboradores.

Por ser reconhecidamente importante, muitos departamentos pessoais ou RHs investem em cursos e espaços para melhorar as relações interpessoais no meio corporativo.

Pessoal

O relacionamento interpessoal pessoal é o modo como se lida com as outras pessoas da convivência cotidiana, sejam relacionamentos amorosos, familiares, de amizade ou até vizinhos. Nesse caso, o destaque está em como nos comportamos diante de eventos centrais dessas relações.

Virtual

No contexto moderno, esse relacionamento é considerado relevante e se caracteriza por uma convivência por meio de home office, redes sociais e quaisquer outras mídias online. É corriqueira a divulgação de opiniões políticas, artísticas, religiosas, entre outros assuntos que formam a malha do tecido social nesse ambiente. Trata-se de uma situação em que, frequentemente, há um choque no encontro de indivíduos com pontos de vista diferentes. Saber conviver e respeitar as divergências faz parte do relacionamento interpessoal virtual.

Vale salientar que muitos desentendimentos gerados nesse meio virtual podem estar vinculados ao fato de que a comunicação fica limitada ao texto escrito, deixando de lado a expressão corporal, o tom de voz e a entonação. Esses elementos podem ser decisivos para compreensão de uma descontração que pode ser confundida com agressividade ou ironia.

Relacionamento interpessoal no trabalho: como melhorar?

Por estar envolvido em todos os processos corporativos, o relacionamento interpessoal faz com que a empresa em sua totalidade e cada colaborador devam assumir uma postura assertiva a fim de lidar melhor com os conflitos no trabalho, buscando evitá-los.

A escuta ativa é chave nesse sentido porque ao se entender a percepção de problema por outras pessoas, é possível resolver situações problemáticas de maneira mais simples, bastando compreender o que o outro tem a dizer. Com pessoas de perfil mais passivo, sem facilidade em expressar o que sentem, exercer essa habilidade é um desafio extremamente necessário.

A dificuldade em receber feedbacks pode ser uma grande fonte de desentendimentos em ambientes profissionais, incluindo as lideranças. Ao mesmo tempo em que receber as avaliações é uma prática indispensável para a evolução do colaborador, manter uma atitude centrada e saudável nessas situações é essencial.

Outras características essenciais para uma boa manutenção das relações interpessoais em uma empresa são:

  • Ter uma comunicação clara;
  • Trabalhar em equipe;
  • Apresentar alteridade e respeito mútuo;
  • Dar feedbacks construtivos;
  • Ter confiança.

Levando-se em consideração que o relacionamento interpessoal no trabalho é impactado pelas cargas emocionais pessoais, adotar uma postura positiva também ajuda imensamente a prevenir o surgimento de conflitos. A empatia pode operar diminuindo dificuldades e propiciando conversas mais abertas. Ainda, quando se associa o tema da diversidade no uso da postura positiva, pesquisas já indicaram que empresas com diversidade e inclusão no corpo de trabalho têm melhor clima organizacional e maiores taxas de lucro.

Entre em contato com o Palestrante Eduardo Maróstica.