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7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/12/2018

Um bom atendimento ao cliente é essencial para os resultados de um negócio. O tempo de atendimento dispensado ao cliente sempre foi um fator primordial, sendo que nos dias de hoje, essa atenção e cuidado fazem literalmente a diferença para um negócio de sucesso.

Com a comunicação entre as pessoas sendo imediatas — e as redes sociais ligando pessoas de todo o mundo — nunca foi tão fácil propagar todo o tipo de informação. O bom atendimento ao cliente é rapidamente elogiado numa rede social, assim como um serviço mal prestado é instantaneamente repudiado e replicado por muitos.

Nunca fez tanta diferença saber atender bem aos clientes, e por isso, os treinamentos de atendimento ao cliente têm sido cada dia mais comuns nas empresas e isso independentemente do porte da mesma.

Para evidenciar os efeitos positivos de um atendimento exemplar, vamos dar sete dicas de como melhorar o atendimento aos seus clientes, de acordo com o que dizem os especialistas nessa área.

  • Saiba quem é o seu consumidor e o que ele busca

Conhecer o cliente é fundamental. Para poder oferecer um bom atendimento é preciso entender o que o cliente busca. Quais as expectativas dele como cliente e com relação ao que você oferece deve ser um questionamento constante.

  • Consumidor busca valores e não apenas produtos

Os consumidores atuais buscam muito mais do que o produto. O que diferencia você dos demais é o valor agregado a ele, e para isso é essencial, como falado antes, conhecer o seu consumidor.

  • Conheça sua equipe de atendimento e promova treinamentos

Escolher uma boa equipe de atendimento é essencial e é preciso conhecer as habilidades profissionais dessa equipe. O treinamento é essencial para uma equipe de atendimento, pois para o melhor atendimento ao cliente é preciso sempre estar atendo as demandas que surgem deles e do mercado. As palestras sobre atendimento ao consumidor são uma ótima forma de transmissão de conhecimento.

  • Mantenha um canal de diálogo tanto com os consumidores quanto com a equipe de atendimento

Uma das principais formas de conhecer os consumidores é dando voz ativa a eles. Nos dias de hoje, muitos são os meios de comunicação e todos eles devem ser usados. Ouvir a equipe que realiza o atendimento nos mais diferentes canais é essencial para conhecer o consumidor e para se manter sempre em busca da melhor forma de atender.

  • Faça com que colaboradores e consumidores conheçam sua filosofia

É essencial que a equipe que atende os clientes saiba qual a filosofia da empresa e o que ela oferece ao cliente. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não divulgam e não repassam a os seus colaboradores a essência do trabalho que fazem. E quando essa equipe não sabe isso, a mesma não poderá atender ao cliente que busca mais que produtos como falamos anteriormente.

  • Defina metas e cobre-as

É essencial organizar o atendimento ao cliente.  Por meio de metas e cobranças das mesmas, isso pode ser realizado de maneira eficaz. Metas alcançáveis e incentivos para que elas sejam cumpridas. É mais do que comprovado que os incentivos são bons meios de atingirmos melhora na qualidade.

  • Ofereça sempre um bom atendimento ao consumidor

Não é porque o seu atendimento é bom que você vai parar de pensar nesses itens falados anteriormente. É preciso sempre sair da zona de conforto, sempre dar o melhor. Quando lidamos com pessoas — tanto no caso dos consumidores quanto no caso de uma equipe de atendimento —, precisamos sempre estar atento às mudanças e trabalhar de acordo com elas.

Aprofunde-se no estudo dessas dicas, busque profissionais qualificados para as palestras e treinamentos, foque sempre em dar o melhor atendimento ao cliente possível.