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7 dicas para vender mais

Dicas para vender mais
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/12/2019

Em um cenário de crise e estagnação econômica, todo vendedor está em busca de dicas para vender mais e não ficar no sufoco. No entanto, trata-se de um trabalho que deve ser realizado em conjunto entre gestão e vendedores.

Todos os envolvidos devem estar engajados não apenas em encontrar dicas para vender mais, como também em colocar essas novas ações em prática, promovendo mudanças reais na área comercial da empresa.

7 dicas para vender mais

Além de conhecer dicas para vender mais, é importante que os vendedores avaliem o que é mais factível com a realidade do negócio, considerando capacidade de investimento, reformulação de processos e envolvimento das lideranças.

A seguir conheça 7 dicas para aumentar as vendas que podem fazer diferença para o seu negócio nesse cenário de crise. Confira!

1. Conhecer seu público

O mapeamento do público-alvo deve ser um dos primeiros passos se o objetivo é ser relevante na abordagem comercial atualmente. São diversos dados que devem ser conhecidos pelos vendedores, tais como:

  • Informações demográficas (gênero, idade, localização, renda, etc.);
  • Canais de relacionamento mais usados (telefone, redes sociais, aplicativos, etc.);
  • Preferências de consumo;
  • Objetivos e expectativas com o produto ou solução.

Essas informações ajudam na montagem da estratégia, definindo, por exemplo, por qual canal entrar em contato com o cliente para fazer uma proposta.

2. Ser empático

O processo de vendas não deve ser uma imposição do vendedor para o cliente, ainda que seja o primeiro que entra em contato para fazer uma oferta.

É fundamental desenvolver empatia pelo seu cliente, compreender o que ele deseja comprar, por qual razão ele precisa daquilo, e se ele tem alguma particularidade que o faz preferir um produto X e não o Y.

3. Oferecer valor agregado

Com as transformações nos processos de compra, uma das grandes mudanças foi o comportamento do cliente diante da proposta de um produto ou serviço.

Atualmente, o cliente se engaja para entender como aquele produto é fabricado, as responsabilidades da empresa, se ela atende aos valores que ele apoia, entre outros aspectos.

Devido a essas mudanças, uma das melhores dicas para vender mais é apresentar valor agregado ao seu produto, não tentando vender apenas “algo”, mas toda a ideia e benefícios em torno do que você tem a oferecer.

4. Compreender as demandas do cliente

Muitos vendedores estão habituados a só eles falarem durante a abordagem comercial. Esse costume, no entanto, já não se mostra eficaz e pode até afastar clientes.

É fundamental dar espaço para que o cliente também fale. Pode ser uma pergunta inicial como “você está disponível para conversar comigo agora?” ou um “você poderia me explicar um pouco mais porque precisa do plano X, talvez possamos encontrar uma opção mais interessante para você.”.

Esse tipo de abordagem envolve o cliente e o deixa mais predisposto a ouvir uma oferta comercial da sua parte.

5. Usar técnicas de vendas

Uma das principais dicas para vender mais é investir nas técnicas de vendas, afinal, esses procedimentos não foram desenvolvidos à toa, não é mesmo? Algumas opções incluem:

  • Intercalar perguntas abertas e fechadas;
  • Ter um script de vendas antes de iniciar a abordagem;
  • Pesquisar as objeções mais comuns e como resolvê-las.

Além disso, você pode ampliar seus conhecimentos com as metodologias de vendas, como o Spin Selling, Lean Selling, SELL e outras.

6. Invista em branding

Entre as dicas para vender mais, é possível destacar algo que faz parte do papel do vendedor, mas também da companhia como um todo: investir em branding.

O branding consiste em estratégias desenvolvidas para gestão da marca, que devem estar alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da empresa.

Se sua marca tem uma referência negativa no mercado, dificilmente os vendedores vão conseguir vender mais, ainda que sejam impecáveis na atuação. Portanto, o sucesso das vendas está diretamente relacionado em como o público vê a empresa.

7. Participe de palestras de vendas

A última das dicas para aumentar as vendas, mas que serve por duas, é participar de palestras de vendas. Essa capacitação da equipe de vendas oferece diferentes vantagens à empresa e aos vendedores:

  • Conhecimento: inicialmente, a palestra de vendas é uma forma de ampliar as técnicas e o domínio dos vendedores sobre os processos comerciais;
  • Networking: as palestras de vendas também são espaços adequados para fazer networking e melhorar o posicionamento dos vendedores e da marca no segmento e ampliar os contatos.

Agora que você já conhece essas 7 dicas para vender mais é hora de investir na efetivação dessas propostas dentro da empresa e alcançar os resultados decorrentes de uma transformação efetiva na área comercial.