Fale conosco pelo WhatsApp

8 passos para organizar uma palestra

Pessoa realizando uma palestra com público
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 13/06/2022

Uma palestra de sucesso precisa ser bem-planejada em diversos aspectos

A ideia de ser palestrante traz muitas nuances ao pensamento. Afinal de contas, organizar uma palestra e executá-la de maneira eficaz, levando ao público o que se deseja levar, seja um conteúdo educativo, apresentação de visões entre tantos outros.

Por isso, é importante se atentar a todos os momentos ao se organizar uma palestra. Pensar cada detalhe do conteúdo, ambiente, duração, e preparar-se para falar em público e transmitir seu conteúdo de forma natural, eficiente e satisfatória.

A importância das palestras

Palestras são eventos hábeis de transmissão e assimilação de um conteúdo, seja com fins educativos ou informativos. Geralmente têm um tema que será seguido e explanado pelo palestrante, que precisa dominá-lo muito bem.

Palestras corporativas a fim de educação, motivação ou de treinamento podem ser extremamente benéficas para uma empresa, por exemplo. Por isso, investir em uma palestra com tema bem definido pode trazer resultados mais satisfatórios dentro de uma empresa, ou de uma organização educacional.

Passos para organizar uma palestra

Organizar uma palestra de maneira efetiva é essencial para o sucesso da mesma. Por isso, é importante seguir alguns passos que apresentaremos a seguir:

  1. Determina bem os objetivos

Para além do tema, é importante conhecer bem os objetivos a serem alcançados ao organizar uma palestra. As chances de o evento ser um sucesso aumentam quando mais específico for o objetivo e mais claras as mensagens a serem passadas.

Somente assim poderá determinar o público-alvo e como atingi-lo de maneira mais eficaz através dos resultados que a palestra busca entregar a quem assisti-la.

  1. Conheça o público-alvo

É importante determinar e conhecer qual é o público-alvo de sua palestra. Quem são as pessoas que assistirão à palestra, quantos anos têm, qual o nível de escolaridade delas e qual o nível de conhecimento prévio que se espera que elas tenham sobre o tema?

Essas são perguntas que devem ser feitas e respondidas ao determinar o público-alvo. Muitas vezes, ao se organizar uma palestra, já se tem a ideia do público-alvo, mas ainda assim é importante conhece-los a fundo.

  1. Conheça bem o ambiente e adapte sua palestra a ele

As palestras podem ser realizadas em diversos tipos de ambiente. Os mais comuns podem ser:

  • ambientes corporativos;
  • educacionais;
  • locais públicos;
  • teatros;
  • auditórios, além de tantos outros.

O importante é que seja um local onde se possa reunir pessoas para ouvir outra.

Com tantos tipos diferentes de ambientes, é importantíssimo pensar bem o ambiente em que a palestra será realizada para adaptar seu conteúdo a ele. A seu tamanho, amplitude, quantidade de pessoas. Se houver a possibilidade de escolher um local para a palestra, é importante escolher um local adequado ao público-alvo e à quantidade de pessoas que serão recebidas.

  1. Planeje suas falas e atente-se à linguagem

Ao planejar o conteúdo da palestra, ou seja, o desenvolvimento do tema já determinado, é importante se atentar à forma como a linguagem será utilizada. É preciso pensar no público da palestra e em como deseja que sua mensagem chegue e seja assimilada pelos que assistem.

Por exemplo, se é uma palestra corporativa para um público mais velho, talvez não seja interessante utilizar linguagem e comunicação gestual que chamem a atenção de jovens em idade escolar.

  1. Planeje conteúdo de apoio interessante

Se usar slides ou algum outro tipo de conteúdo de apoio, faça-o ser interessante. Nesse caso, use e abuse das imagens, e faça-as serem tão interessantes como o conteúdo. Nada de textos demais, parágrafos longos que muitas vezes quebram a naturalidade da palestra ao serem lidos.

  1. Faça uma boa divulgação

Um importante momento ao se organizar uma palestra é a divulgação. Nela devem ser comunicadas informações como horário, local, valor das inscrições e temas abordados, de forma clara, objetiva e que desperte interesse das pessoas que pertencem ao público-alvo.

  1. Ensaie

Com todo o conteúdo, público-alvo, local definido e divulgação planejada, o principal passo para se organizar uma palestra antes da mesma ocorrer é ensaiar. É no ensaio que os argumentos serão construídos e ordenados para que sejam ditos de forma natural durante a palestra.

  1. Prepare-se para os imprevistos e para depois da palestra

É importante pensar nos pós, os momentos depois da palestra. Organizar uma palestra é difícil e requer pensar em resultados futuros. Prepare certificados para os participantes, invista em redes de contatos para palestras futuras e conte com a ajuda de outras pessoas para cada etapa da organização.

Também é importante não se esquecer dos imprevistos. Por mais que o nome diga o contrário, é possível pensar antecipadamente em possíveis imprevistos e em como agir diante deles. Mas, ainda assim, são imprevistos e o mais importante é que saibamos lidar com eles.

 

Deseja contratar um palestrante? Agende agora com o Prof. Eduardo Maróstica.

 

Entre em Contato

Vamos conversar? Preencha o formulário e aguarde meu contato ou se preferir, me chame no WhatsApp: (11) 98249-0054.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE