Fale conosco pelo WhatsApp

Carreira: saiba como melhorar sua relação interpessoal

Palestra de vendas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/11/2019

A relação interpessoal é um dos determinantes para o sucesso corporativo ao ditar como você se relaciona com seus colegas, chefes e subordinados. Dessa forma, melhorar as habilidades de comunicação interpessoal ajuda na estruturação da carreira.

A seguir saiba o que é a relação interpessoal, como ela pode contribuir na sua carreira e algumas dicas para aprimorá-la, com orientações dadas pelo palestrante e professor Eduardo Maróstica.

O que é relação interpessoal?

A relação interpessoal é o termo usado por áreas como a sociologia e psicologia para referir-se às interações entre duas ou mais pessoas, seja no ambiente profissional, acadêmico ou familiar.

Cada local no qual convivemos tem regras de comportamento específicas, como entre os amigos as ações aceitáveis são completamente diferentes de um ambiente profissional, por exemplo.

Dessa forma, a relação interpessoal refere-se às interações entre os membros e equipes de um ambiente. Se você é da área de desenvolvimento, é possível que os comportamentos dos colegas sejam diferentes do que o que você identifica nos times de comunicação ou de RH.

Isso se deve ao fato de que o ambiente influencia os comportamentos individuais, mas a personalidade também influencia o meio, sendo comum que diferentes núcleos tenham particularidades ainda que sejam guiados pelos mesmos valores do negócio como um todo.

Qual a importância do relacionamento interpessoal no ambiente corporativo?

Dessa forma, é fundamental que você trabalhe sua relação interpessoal, sabendo inclusive como adequá-la ao local e situações existentes no meio corporativo. Essa maior percepção sobre os diferentes momentos da empresa e dos colegas é importante para você estruturar sua carreira e ter um melhor desempenho individual, além de conseguir entregar resultados coletivos e trabalhar em equipe.

O relacionamento interpessoal também influencia fatores como as chances de uma promoção ao estabelecer um bom convívio com gestores e colegas, possibilidade de liderança devido ao bom convívio interpessoal e identificação dos momentos adequados a dar novos passos na carreira.

Para ter uma boa relação interpessoal é fundamental que o profissional tenha competência técnica na atividade que desempenha, mas principalmente estabeleça uma convivência saudável com os demais. Isso não significa ter amizades pessoais, ainda que também não impeça que elas aconteçam, mas estabelecer bons relacionamentos no ambiente profissional.

Quatro dicas para melhorar o convívio interpessoal

Existem diferentes formas de aprimorar a relação interpessoal que, assim como outras aptidões profissionais, depende tanto de uma habilidade natural relacionada com a personalidade como também de dedicação e esforço por parte do profissional.

Assim, se atualmente você não apresenta o convívio interpessoal desejado ou recebe cobranças dos gestores sobre esse aspecto, nada impede que você treine e se qualifique nessa habilidade. Confira as 4 dicas a seguir!

1. Autoconhecimento

Investir em autoconhecimento e em palestras de marketing pessoal é o primeiro aspecto para melhorar o relacionamento interpessoal, pois permite que você avalie pontos positivos e negativos do próprio comportamento.

Caso verifique que você é muito tímido ou introspectivo, estabeleça pequenas metas diárias para mudar sua postura, como dar bom dia aos colegas, mostrar interesse e envolver-se em projetos colaborativos.

2. Ouvir

A melhoria da comunicação interpessoal é outro aspecto importante na criação de relacionamentos profissionais mais saudáveis. Algo que falta em muitas pessoas, mas é essencial em um líder, é ouvir as demais pessoas, seja sobre sugestões, reclamações ou ideias.

Isso permite estabelecer relações de confiança que são um passo importante para melhorar o desempenho no trabalho.

3. Empatia

Colocar-se no lugar do outro, ou seja, ser empático, é outro aspecto importante, pois está relacionado à inteligência emocional para lidar com as diferentes situações do ambiente profissional.

4. Aprender e ensinar

Provavelmente terá momentos nos quais você tem algo valioso e útil para transmitir a equipe, assim como haverá momentos nos quais você vai se dedicar para aprender algo que outra pessoa sabe mais que você.

Dessa forma, uma característica para melhorar as relações interpessoais é saber os momentos de ensinar e aprender, de forma que os demais respeitem suas aptidões assim como você também respeite as qualidades dos colegas.

Portanto, a relação interpessoal é fundamental para solidificar a carreira e fazer de você um profissional mais valioso na sua equipe. Trata-se ainda de uma habilidade que pode ser desenvolvida, o que justifica investir em treinamentos profissionais.