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Como melhorar seu Marketing Pessoal com uma palestra?

Homem usa o que aprendeu na palestra de marketing pessoal em uma entrevista de emprego
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 30/05/2019

A competitividade do atual mercado de trabalho faz com que mais do que ter excelentes qualidades profissionais seja necessário apresentá-las de maneira coerente aos demais. Nesse cenário, a palestra de marketing pessoal tornou-se um recurso indispensável para conseguir um bom posicionamento no mercado ou ter chances de empreender.

A palestra de marketing pessoal é um recurso pelo qual o profissional aprende a desenvolver uma estratégia de venda da própria imagem. Mas para isso, inicialmente é preciso saber do que se trata o marketing pessoal e qual a importância dele em um plano de carreira.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal pode ser entendido como uma ferramenta que viabiliza a promoção pessoal almejando o sucesso profissional. Ele consiste em vender sua imagem, influenciando a percepção que as outras pessoas têm sobre você.

Para desenvolver o marketing pessoal deve-se saber que ele depende de um conjunto de estratégias coerentes e com planejamento que permite agregar valor à sua imagem, tanto pessoal quanto profissional, fazendo com que os demais tenham uma imagem positiva sobre você.

Não confunda o marketing pessoal apenas com uma autopromoção. Na verdade, trata-se da união de técnicas para que sua imagem seja positiva. Elas podem ser aprendidas em uma palestra de marketing pessoal, por exemplo. No entanto, mais do que vender sua imagem corretamente é preciso que ela esteja atrelada às suas reais competências.

Em que momento ele deve ser utilizado?

A palestra de marketing pessoal demonstra diversas situações nas quais esse recurso pode ser usado com o objetivo de melhorar sua imagem para alcançar uma meta específica. Entre eles podem ser destacados:

  • Durante um processo de seleção de trabalho no qual o marketing pessoal permite que você demostre com mais eficiência suas competências profissionais;
  • Durante a construção de uma nova marca na qual é necessário conquistar novos clientes e investidores para o seu projeto e para isso é preciso transmitir segurança e confiabilidade;
  • Na vida profissional como um todo, aumentando as chances de uma promoção ou de uma posição de liderança na empresa em que atua;
  • Durante eventos ou iniciativas para arrecadar verbas e investimento para um projeto profissional etc.

Portanto, de acordo com a palestra de marketing pessoal são diversos os momentos profissionais e pessoais nos quais essa estratégia pode ser aplicada, no entanto, é preciso saber como desenvolvê-la corretamente.

Como desenvolver uma estratégia de marketing pessoal?

Para desenvolver uma estratégia de marketing pessoal é necessário que o profissional tenha um planejamento e o siga com bastante rigor. Conheça a seguir 5 dicas para melhorar seu marketing pessoal.

Tenha um objetivo

Inicialmente, você deve estabelecer seu objetivo profissional, como abrir um negócio próprio ou ser o CEO da companhia na qual trabalha. Metas diferentes exigem competências e outros requisitos distintos também.

Trace um plano de ação

O plano de ação é o que permite que você saia de onde está e alcance seu objetivo. Ele pode envolver um MBA fora do país, um curso de idiomas, um coaching, criação de um blog pessoal, entre outras práticas que permitam vender sua imagem.

Defina seu público-alvo

De acordo com a sua meta o seu público também muda. Você deseja ser visto pelos seus superiores atuais, por investidores, pelos clientes que deseja conquistar? A partir disso é possível desenvolver uma estratégia de comunicação mais alinhada com os interesses do seu público.

Identifique suas principais habilidades

A comunicação é uma habilidade central para quem deseja se vender, no entanto, outras competências devem ser identificadas para que seja possível desenvolvê-las e vendê-las. Portanto, identifique aquilo no que você é melhor e explore seus pontos positivos.

Faça networking

Criar uma rede de contatos diversa é essencial para que você se torne conhecido e possa obter resultados. Participe de uma palestra de marketing pessoal, mas também de eventos relacionados à sua área de atuação e permita que as pessoas saibam quem é você e quais as suas qualidades.

Quando uma palestra de marketing pessoal é necessária?

Para contribuir nesse processo de definição da estratégia é recomendado participar de uma palestra de marketing pessoal com um palestrante reconhecido nessa área. Ele te ajudará a entender como o plano de ação é útil para alcançar seus objetivos e como deve ser montado.

A palestra de marketing pessoal é um importante aliado para qualquer profissional que deseja um posicionamento relevante no mercado de trabalho. Para isso, além de participar do evento é preciso adotar as dicas apresentadas nas práticas cotidianas.