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Entenda como funciona um treinamento de motivação em vendas

Mulher com braços para cima em palestra
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/03/2021

Crise econômica e situações atípicas, como a do Sars-Cov-2, demandam planejamento estratégico e motivacional às equipes de vendas

Um dos principais setores de uma empresa é a área de vendas, afinal esse é o ponto vital para o funcionamento do negócio. Por isso, é preciso que essa equipe tenha algum tipo de gatilho para motivação em vendas.

Essa motivação pode ser realizada por meio de um treinamento motivacional, a fim de aprimorar a qualificação da equipe comercial, melhorar as estratégias e as ações no relacionamento com os clientes.

Mesmo que sua equipe comercial seja excelente, manter esses incentivos pode ser fundamental para que os colaboradores saiam da zona de conforto, e assim possam apresentar melhores resultados.

Mas o que é treinamento de motivação de vendas e como ele funciona? Bom, vamos entender um pouco sobre o tema.

O que é treinamento de motivação de vendas?

O treinamento de motivação em vendas é muito importante para trazer mais engajamento por parte dos colaboradores em suas atribuições. Ele pode ser aplicado nas empresas para aumentar a produtividade, eficiência e o sucesso nas negociações.

Por meio desse treinamento é possível deixar o discurso dos vendedores mais alinhados e ajudá-los para que tenham ainda mais conhecimento técnico para oferecer aos seus clientes uma boa experiência.

Investir nesse tipo de treinamento de motivação em vendas pode ser uma ótima opção para valorizar seus colaboradores e mostrar que a empresa acredita em seu potencial como vendedor, permitindo assim que eles adquiram mais conhecimentos e habilidades.

O treinamento de motivação em vendas também pode ser personalizado, de modo a atender as necessidades da empresa. Por isso, o objetivo será traçado com o intuito de proporcionar o resultado esperado pela empresa contratante.

A palestra poderá focar em vendas diretas, na marca, na conquista de novos clientes e mercados, na construção de um bom relacionamento com os consumidores, entre outros, dependendo do objetivo central. Claro que esse objetivo vai depender exclusivamente da estratégia e do plano traçado, de uma forma que seja possível criar essa conexão com o público, manter as pessoas envolvidas e conseguir alcançar o sucesso esperado.

Para atingir esses colaboradores, é muito importante que o palestrante pense fora da caixa e traga, além das funcionalidades, os pontos práticos do dia a dia para suprir e acabar com as dificuldades encontradas por esse setor em sua rotina.

Vale ressaltar que o treinamento de motivação em vendas não possui um formato predefinido, já que como citado ele pode atender diferentes necessidades e realidades empresariais.

Manter a motivação em vendas de uma equipe é a prioridade da empresa. Isso porque se todos estão motivados, com certeza, a equipe estará muito mais unida e dando o seu melhor para obter os resultados esperados e comuns a todos.

Vantagens do treinamento de motivação em vendas

Investir nesse tipo de treinamento é uma iniciativa para levar até a empresa uma melhor qualidade de vida e sentimento de realização profissional aos seus colaboradores. Além dos benefícios já citados, a palestra motivacional de vendas pode trazer outras diversas vantagens, tais como:

  • Aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Atualizar os vendedores sobre novas técnicas disponíveis no mercado;
  • Trazer crescimento profissional da equipe;
  • Proporcionar um reconhecimento dos esforços dos colaboradores;
  • Inspiração para que os vendedores cresçam junto com a empresa.

Como motivar sua equipe de vendas?

Além do treinamento de motivação em vendas existem outras formas de manter sua equipe motivada. São elas:

Invista em uma boa estrutura

Ofereça os recursos e ferramentas necessárias para que eles possam fazer um bom trabalho e assim consigam alcançar o resultado esperado. Não adianta esperar muito e oferecer de menos para sua equipe de vendas.

Dê feedbacks com frequência

É muito importante conversar com frequência com os colaboradores para reconhecer os seus acertos e para que eles possam encarar seus erros como uma oportunidade de melhoria. O principal objetivo do feedback é ser algo construtivo que ajude os vendedores a alcançar seus objetivos e a excelência em seu trabalho.

Aposte em campanhas de recompensas/incentivo

Crie campanhas de incentivo que sejam desafiadoras e que tragam uma remuneração de acordo com a meta batida. Entenda que o sistema de recompensa motiva a equipe e os torna muito mais produtivos.

Construa bom relacionamento

Crie um relacionamento positivo com seus colaboradores. Construa uma base onde a comunicação e a sinceridade sejam os pontos-chave para que ambos sigam na mesma direção. Procure sempre manter sua equipe de vendas a par de todos os acontecimentos, objetivos e metas sejam elas a curto, médio ou longo prazo.

Antes de contratar um treinamento de motivação em vendas, procure por uma empresa com experiência no mercado e que tenha palestrantes realmente qualificados e o conhecimento necessário para que ele seja capaz de cativar, motivar e levar o melhor conteúdo para a equipe de vendas da empresa.

Quer contratar um treinamento para motivação de vendas para sua empresa? Entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica.