Fale conosco pelo WhatsApp

Motivação e trabalho em equipe

Motivação trabalho em equipe
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 28/07/2021

Manter um ambiente harmonioso, onde toda a equipe esteja motivada é uma das principais funções de um bom líder.

 

O mundo está passando por um dos momentos mais difíceis, preocupantes e diferentes já visto, onde muitas empresas tiveram que se adaptar ao famoso home office.

Diante desse cenário totalmente maluco foi preciso se transformar para evitar que os trabalhadores se sentissem desmotivados devido a pressão de ficar preso dentro de casa e ao distanciamento sem aquela facilidade de comunicação e proximidade entre os colaboradores.

Essa relação entre motivação e trabalho em equipe tem uma ligação extremamente importante, já que isso torna o dia a dia muito mais harmonioso e produtivo mesmo que a distância.

Ter uma equipe que trabalha em conjunto, contribui para o melhor resultado da organização e para essa motivação. Além disso, ter uma equipe engajada e alinhada vai garantir:

  • Maior produtividade;
  • Brainstorms mais completos;
  • Ambiente de trabalho mais harmoniosos;
  • Maior criatividade;
  • Aumento da aprendizagem.

Contudo, para que todos se sintam motivados e o trabalho em equipe seja muito mais fluído, a empresa precisa pensar e estruturar muito bem alguns fatores fundamentais que são:

  • Administrativos: responsabilidade exclusiva dos administradores e está relacionado as condições apropriadas e físicas de trabalho, salário, política da empresa, estabilidade, benefícios, regulamento, entre outros’
  • Motivacionais: relacionados ao trabalhador, como seus direitos e deveres dentro da empresa, reconhecimento por parte dos líderes, auto-realização, responsabilidade, entre outros.

Ambos os fatores estão interligados e são de responsabilidade dos gestores e líderes da empresa. Claro, que para o colaborador os motivos que motivam podem variar e mudar de pessoa a pessoa, que vão desde aumento de salário até um reconhecimento.

Profissionais desmotivados não agregam e não produzem, além de acabarem contaminando outras pessoas da equipe, e é nesta parte que entra a relação motivação trabalho em equipe. Entretanto, o grande desafio no contexto empresarial é fazer com que esses trabalhadores se sintam motivados diariamente, sem que haja um aumento de salário exorbitante.

Quando se tem pessoas motivadas, se nota muito mais proatividade, vontade de crescer e vontade de ajudar a empresa a alcançar o sucesso. Por isso, para garantir uma motivação trabalho em equipe, vale incluir na empresa 3 incentivos simples:

Valorização do colaborador

Um dos principais pontos para aumentar a motivação trabalho em equipe é valorizar a opinião do colaborador, mostrando que a empresa quer escutar suas ideias e propostas tanto em relação a organização como em suas atividades desenvolvidas.

Desta forma, ele se sentirá muito mais importante e valorizado, refletindo positivamente em sua produtividade em equipe.

Cursos de aprimoramento e capacitação

Outro fator fundamental e que favorece a motivação trabalho em equipe é o investimento da empresa em capacitação. Proporcionar para os colaboradores a oportunidade de adquirir novos conhecimento e aperfeiçoamento de suas técnicas servirá como um estímulo para que ele realize suas funções com muito mais conhecimento e qualidade.

Ofereça benefícios diferenciados

Pode-se conceder diversos tipos de benefícios e incentivos que agrade os trabalhadores e ajude também nessa motivação. Essas vantagens podem ir desde um vale alimentação ou vale presente, até uma chance de promoção na carreira, de forma a retribuir pelo bom desempenho do colaborador.

A força da união entre motivação e trabalho em equipe

Não existe motivação sem que haja um bom trabalho em equipe, quando ambos estão unidos a organização conseguirá, com certeza, obter melhores resultados e o sucesso esperado. Por isso, estimular a comunicação e o bom relacionamento fará toda a diferença para a empresa e para essa motivação trabalho em equipe.

Essa capacidade de trabalhar em equipe possibilita que as tarefas sejam realizadas com muito mais eficiência e proatividade. Além do mais, um ambiente onde as pessoas possuem uma boa comunicação, é muito mais harmonioso,  melhorando e muito a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Para que isso se torne realidade dentro das organizações uma dica é que seja proporcionado para os colaboradores uma palestra motivacional que irá abordar temas sobre o desenvolvimento profissional e pessoal entre esses profissionais.

O objetivo desse tipo de palestra além da motivação trabalho em equipe, é incentivarem os profissionais a se conhecerem e conhecerem melhor a empresa em que trabalham de forma que consiga analisar sua carreira e os objetivos.

Vários são os benefícios a contratação de uma palestra motivacionais, entre eles estão:

  • Melhora no clima organizacional;
  • Engajamento dos funcionários;
  • Diminuição dos conflitos internos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria na comunicação interpessoal;
  • Maior clareza nas metas e objetivos entre as equipes;
  • Maior comprometimento;
  • Incentive ao poder de decisão;
  • Desenvolvimento do espírito do trabalho em equipe.

Por isso, manter a união entre motivação e trabalho em equipe é fundamental para gerar resultados positivos para a empresa.

Quer manter essa motivação trabalho em equipe em sua organização? Entre em contato com o Eduardo Maróstica e agende uma conversa para entender melhor sobre a palestra motivacional.