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Palestra de Atendimento ao Consumidor

Vendedora apertando a mão do cliente, colocando em prática os conceitos passados na palestra de atendimento ao consumidor
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 30/03/2020

A qualidade no atendimento é essencial para o sucesso e crescimento de qualquer empresa, uma vez que faz a marca ganhar credibilidade no mercado e conquistar clientes fidelizados. Proporcionar uma agradável experiência de compra e estabelecer um bom relacionamento com o público não são tarefas simples e, por isso, vale a pena investir em uma palestra de atendimento ao consumidor para capacitar sua equipe.

Um levantamento realizado pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios identificou que 61% dos consumidores considera mais importante ser bem atendido a encontrar bons preços ou produtos de qualidade. Este dado evidencia ainda mais a importância da palestra de atendimento ao consumidor para que seja possível atender às exigências do cliente com excelência e desenvoltura.

Por que investir em treinamento de atendimento ao cliente?

A equipe de atendimento atua como representante da empresa, e o suporte prestado por ela vai definir a experiência e a imagem que o cliente terá a respeito da sua marca. Isso significa que, independentemente do tipo e qualidade do produto/serviço oferecido, o relacionamento com o consumidor tem um papel fundamental no trabalho da organização como um todo.

Um bom atendimento ao consumidor deve ser capaz de entender e antecipar as necessidades e dúvidas do cliente, propondo soluções que amparem suas dores e motivações. Para que isso seja possível, os profissionais da área precisam receber treinamento específico — que inclui participação em palestras de atendimento ao consumidor e, em alguns casos, capacitação técnica para conhecer profundamente seu produto e entender como ele funciona.

Além disso, oferecer este tipo de treinamento permite que a empresa alinhe seu discurso de modo a padronizar a comunicação com as estratégias e missão organizacional. Outros importantes benefícios de investir na equipe de atendimento são:

  • Fidelização e retenção de clientes;
  • Aumento da credibilidade da empresa perante o mercado;
  • Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  • Otimização dos processos por meio da identificação das principais reclamações dos clientes;
  • Melhoria do ambiente de trabalho, pois os profissionais se sentem valorizados e mais preparados.

Como a palestra de atendimento ao cliente pode ajudar sua empresa?

Essa palestra é uma excelente oportunidade para oferecer capacitação aos profissionais deste setor da empresa, levando-os a entender o que significa e qual a importância de prestar um atendimento de qualidade. Nesse sentido, é importante que o encontro leve o participante a pensar sobre o que é um bom atendimento a partir do ponto de vista do cliente, e não da empresa.

Para que haja um melhor aproveitamento da palestra de atendimento ao consumidor, o ideal é que a empresa defina previamente seus objetivos com o treinamento, priorizando temas específicos que precisam ser desenvolvidos na equipe. Caso a principal meta seja aumentar a qualidade do atendimento, por exemplo, os assuntos abordados podem incluir métodos para cativar o cliente e maneiras de reduzir o tempo de espera do cliente.

Por outro lado, se a equipe precisa ser sensibilizada a respeito do valor de seu trabalho para o crescimento da empresa, o treinamento pode focar justamente em educar a equipe sobre o atendimento de qualidade. Alguns temas que valem a pena ser discutidos neste caso são:

  • Fundamentos do atendimento ao cliente;
  • A importância de estabelecer um bom relacionamento com o consumidor;
  • Melhores formas de interagir com o cliente;
  • Como ser especialista nos produtos e serviços oferecidos;
  • Atitudes positivas no trabalho;
  • Maneiras de ir além do atendimento básico e oferecer uma melhor experiência;
  • Como lidar com reclamações.

Palestra de atendimento ao consumidor: escolhendo o melhor palestrante

A correta escolha do palestrante é um dos pontos fundamentais para que a empresa colha os benefícios esperados da palestra de atendimento ao consumidor. O ideal é que o profissional escolhido tenha ampla experiência, entenda do assunto e saiba como trabalhar as questões necessárias com fluidez, garantindo o engajamento dos participantes.

Antes do evento, é importante conversar abertamente com o palestrante e explicar os objetivos que devem ser alcançados e qual o perfil do público-alvo. Essas informações são importantes para que o profissional defina as melhores formas de abordar o assunto e se conectar com os participantes.

Para saber mais sobre a palestra de atendimento ao consumidor e entender como ela pode melhorar o trabalho de sua equipe, entre em contato e conheça o trabalho do professor Eduardo Maróstica.