O palestrante Eduardo Maróstica explica aos gestores boas práticas para conseguir engajar uma equipe e alavancar resultados.
Desenvolver estratégias para motivar a equipe está no centro de uma empresa produtiva, competitiva e com profissionais engajados e dispostos a dedicar tempo e esforço para o crescimento coletivo do negócio.
Ao entender isso, muitos gestores buscam estratégias para motivar a equipe. No entanto, não são incomuns práticas pouco eficazes e incapazes de promover transformações nos diferentes níveis da corporação. Saiba a seguir como manter uma equipe motivada com dicas elencadas pelo palestrante Eduardo Maróstica!
Quais as melhores práticas para motivar a equipe?
Para motivar a equipe, independentemente do setor, é importante que a companhia tenha empenho nesse objetivo e não que seja do interesse de um gestor ou coordenador específico. Para que os resultados da motivação sejam significativos, as transformações devem ser orgânicas em toda a corporação.
A seguir destacamos 5 dicas de como motivar a equipe com eficiência e foco em resultados de curto prazo, mas também para o futuro da empresa.
1. Ter líderes comprometidos
A identificação e investimento nas lideranças é uma importante etapa para que a equipe esteja cada vez mais motivada a um trabalho de qualidade, inovador e produtivo.
É relevante que os líderes conheçam a importância de manter a equipe motivada com práticas cotidianas. Isso não significa um líder que não faz cobranças, mas sim que tenha respeito do time e esteja comprometido com o crescimento conjunto da equipe.
2. Desenvolver uma cultura organizacional forte
A cultura organizacional forte é um dos principais determinantes para motivar a equipe continuamente e mantê-la engajada. Quando a estrutura da organização não é favorável, a motivação pode ser identificada isoladamente, em um ou outro colaborador mais produtivo e engajado.
No entanto, para que a motivação realmente gere resultados sólidos, ela precisa ser estrutural, com diferentes equipes e departamentos envolvidos.
Uma cultura organizacional direcionada à motivação deve incluir planos de carreira satisfatórios, investimento no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, plano de gestão de talentos, um setor de RH envolvido com as questões corporativas, entre outros aspectos.
3. Investir em um bom clima organizacional
O clima organizacional é diferente da cultura organizacional. O primeiro refere-se às relações interpessoais entre colaboradores diariamente e a segunda tem relação com a estrutura desejada e promovida pela gerência.
O desafio para manter o clima organizacional saudável é que ele depende da relação construída entre gestores e coordenadores com suas equipes, pois um único profissional que tenha uma postura indesejada pode atrapalhar a convivência dos demais.
Dessa forma, um bom clima organizacional depende de contratar profissionais alinhados com os objetivos e características promovidas pela gestão e manter uma atenção contínua à convivência e relações entre os colaboradores.
4. Definir metas individuais e coletivas
As metas são fundamentais para motivar a equipe. Muitos gestores acreditam que uma organização mais dinâmica pressupõe a ausência de metas, mas não é isso. Quer dizer apenas que as metas são flexíveis e plausíveis de acordo com a realidade do negócio.
Quando as metas individuais e coletivas são realistas, claras e construídas conjuntamente significa que cada colaborador conhece seu papel para alcançar as próprias metas e agregar às metas do time.
5. Promover a palestra motivacional
A palestra motivacional é um recurso fundamental para empresas que estão com dificuldades de motivar a equipe sem auxílio especializado e contando apenas com estratégias fragmentadas. Esse tipo de atividade aborda diferentes temas que influenciam diretamente na motivação, como:
- liderança;
- metas e objetivos coletivos;
- relacionamentos interpessoais;
- comportamento empresarial;
- identificação e aprimoramento de competências e habilidades;
- desenvolvimento de novas aptidões.
Com esse conteúdo os colaboradores ficam mais engajados e alinhados à cultura organizacional da empresa, o que ajuda a motivar a equipe e alcançar resultados mais sólidos. Quer saber como engajar sua equipe com uma palestra motivacional?
Entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica, um dos profissionais se maior renome nesta área.