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Palestras de prospecção de clientes: 10 dicas para alavancar seus negócios

Palestras de prospecção de clientes: 10 dicas para alavancar seus negócios
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 22/11/2018
3 min. de leitura

Para alavancar os negócios é fundamental manter a equipe de marketing e vendas engajada e com foco, competências que podem ser desenvolvidas com a realização e participação em palestras de prospecção de clientes para conhecer novas estratégias e tendências.

As palestras de prospecção de clientes, assim como outras estratégias motivacionais e educativas, são fundamentais para preparar a equipe para desenvolver melhores processos e alcançar resultados mais sólidos.

Qual a importância das palestras de prospecção de clientes durante a crise econômica?

Com a crise econômica é normal que a capacidade de vendas e atração de clientes seja afetada, desmotivando a equipe. No entanto, a falta de incentivo, somada ao cenário externo negativo, podem prejudicar ainda mais os resultados do negócio.

Para isso, é fundamental adotar soluções que permitam que a equipe mantenha-se motivada e engajada, além de desenvolver estratégias para prospecção de clientes que sejam mais eficazes.

Dessa forma, as palestras de prospecção de clientes contribuem tanto para a motivação da equipe como para conhecer novas técnicas que permitem melhorar o desempenho dessas estratégias.

10 dicas para melhorar e ampliar a prospecção de clientes

Destacamos a seguir 10 dicas que podem ser desenvolvidas na empresa com o objetivo de melhorar e ampliar a prospecção de clientes mesmo durante a crise econômica. Confira!

1. Faça segmentação de clientes

É fundamental que a empresa consiga impactar corretamente seus potenciais clientes, o que exige uma estratégia de segmentação, para que as abordagens sejam adequadas com os interesses demonstrados por cada consumidor. Dessa forma, é possível personalizar o contato e aumentar as chances de conversão.

2. Estabeleça processos claros

Prospectar e vender são processos distintos e por essa razão devem existir estratégias específicas para cada um deles, evitando abordar comercialmente um consumidor que ainda não está pronto para venda e acabar perdendo o contato.

3. Conquiste os clientes

Uma das melhores formas de manter-se conhecido é pelo popular “boca a boca”, o que torna a experiência dos atuais clientes fundamental para que eles indiquem a empresa para amigos e conhecidos.

4. Trabalhe sua base

A conquista de novos clientes é muito mais cara que a revenda para clientes que já estão na base e dessa forma, uma estratégica eficaz para aumentar as vendas na crise é investir em trabalhar a própria base para identificar produtos relevantes para cada um desses consumidores.

5. Invista em marketing

As estratégias de marketing são fundamentais em um cenário mais competitivo de mercado. Dessa forma, esteja presente nas redes sociais, invista na produção de conteúdo próprio, mantenha o relacionamento com o cliente e desenvolva outras soluções online.

6. Treine sua equipe

O preparo da equipe é essencial para que as demais estratégias apresentem os resultados almejados. Com isso, investir em palestras de prospecção de clientes para ensinar novas técnicas, motivar, treinar e incentivar é um diferencial importante.

7. Defina seu público-alvo

A estratégia de prospecção de clientes será mais eficiente se estiver claro e delimitado quem é o público-alvo da companhia e quais as melhores práticas para abordagem desses potenciais clientes. Portanto, defina o público e a partir disso desenvolva as demais estratégias.

8. Participe de eventos

A participação da equipe em eventos da área é fundamental, podendo estar inclusas as palestras de prospecção de clientes, mas também workshops, congressos, feiras, convenções, palestras motivacionais, cursos e outros eventos que permitam expandir e melhorar o networking.

9. Tenha um roteiro

Tanto a prospecção de clientes como a venda devem ser processos desenvolvidos estrategicamente, o que inclui o conhecimento prévio do colaborador do script que deve ser adotado nesse momento. Isso não quer dizer que a personalização do atendimento e ouvir o consumidor não sejam possíveis, mas garante que os processos ocorram adequadamente.

10. Defina seus objetivos

Para que o negócio tenha chances de crescer e continuar expandindo a atuação, é fundamental estabelecer objetivos de longo prazo e definir quais estratégias serão adotadas para que eles sejam alcançados, portanto, não minimize a importância do planejamento.

Com essas dicas você aumenta as chances de melhorar as estratégias de atração, lembrando que as palestras de prospecção de clientes têm muito a agregar nas práticas desenvolvidas pela empresa e nos potenciais do time de incorporar novas técnicas e processos.