Fale conosco pelo WhatsApp

Por que comparecer a uma palestra de liderança?

Palestra de liderança
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/04/2018

Muitos profissionais sonham em liderar equipes dentro de organizações empresariais. Existem diversas maneiras de concretizar esse sonho. Entre as mais diversas variáveis envolvidas, muitos líderes atualmente encontram essa vocação por meio de uma palestra de liderança. Nesse sentido, vale a pena conhecer mais sobre o tema.

Diferenças formas de entender as palestras de liderança

As palestras de liderança podem ser conceituadas ou compreendidas em diversas perspectivas. Uma dessas vertentes entende que as palestras de lideranças servem somente para aprimorar o trabalho de líderes. Nessa linha de raciocínio, não importa o tempo em que o profissional lidera uma equipe ou o setor. Nessa chave de pensamento, tanto os líderes experientes quanto neófitos estão enquadrados.

Outro olhar compreende que as palestras de liderança são voltadas para pessoas que têm um potencial de liderança. Nessa ótica, as palestras de lideranças servem para motivas e/ou encorar o espírito de liderança que vive dentro dos profissionais. Algumas pessoas que advogam com esse raciocínio faz uma distinção. Uma parte compreende que qualquer pessoa pode ser líder. Outra faz uma restrição: só é líder aquele que tem em de si uma vocação muito forte para liderança.

Há uma terceira vertente, mais focada nas equipes sem menosprezar a figura da liderança. Para os profissionais adeptos desse pensamento, as palestras de liderança servem para que as lideranças motivem suas equipes. Nessa perspectiva, as palestras de liderança servem de instrumento para que os líderes saibam agir junto as suas respectivas equipes.

Por fim, a quarta e última ótica junta essas três vertentes citadas acima em uma só. Em outras palavras, as palestras de liderança têm funções mais universalistas. Assim, as palestras de liderança têm a objetivo de motivar líderes, os líderes em potencial e indiretamente equipes.

Essa última visão ainda traz uma informação importante: de qualquer modo, as palestras de liderança irão beneficiar as empresas. Isso é interessante de ser ressaltado porque muitos críticos veem somente benefícios para líderes quando o assunto é palestra de liderança. Além dos profissionais, as empresas colhem resultados surpreendentes com as palestras de liderança.

Características de uma palestra de liderança

Existem seis características básicas em boas palestras de liderança.

1) Momentos de reflexão e questionamento: o palestrante incentiva os profissionais a responderem questões pessoais voltadas ao universo corporativo. O palestrante e os participantes questionam se o ambiente de trabalho que vivem é propício para o desenvolvimento de líderes.

2) Ampliação da visão: o palestrante indica aos profissionais uma série de alternativas para encarar os problemas e adversidades. Na prática, o palestrante não ensina um bê-á-bá. O palestrante, nesse caso, apresenta diversas considerações importantes para que os líderes possam refletir em momentos de incerteza.

3) Os cases são fundamentais para apontar caminhos aos líderes e futuros líderes. O cases servem ainda para mostrar que diversas situações que os líderes vivem no cotidiano são comuns a todos. Além de tudo isso, os cases ajudam os líderes a superar pontos fracos e potencializar pontos fortes.

4) Abordar pontos motivacionais. Uma boa palestra de liderança traz uma carga emocional que é fundamental para os participantes. Essa alta carga de sentimentalismo ajuda os profissionais a refletirem sobre suas posições ou prospecção de líderes.

5) Um tema próprio. Uma palestra de liderança deve focar em um objetivo. Isso é extremamente importante para o ouvinte que não gosta de redundâncias. Assim, o palestrante deve ser claro no que irá apresentar.

6) Ouvir o público. Por fim, o palestrante escuta os anseios e dúvidas do público. Isso é primordial para promover a interação entre todas as partes.