Fale conosco pelo WhatsApp

Por que investir em um treinamento de liderança?

Por que investir em um treinamento de liderança
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 13/09/2018

O que é um líder e como ele deve se comportar? Essas duas premissas estão entre as mais importantes quando falamos em um ambiente corporativo funcional. Porém, nem sempre o profissional eleito como o gestor consegue ser um líder. E é justamente nessa hora que as empresas devem procurar pelo treinamento de liderança.

Mais do que delegar ordens e verificar resultados, um líder deve ser agente integrador da equipe, motivador e influenciador de melhores práticas. Todas essas características são desdobradas ao longo do treinamento de liderança, de Eduardo Maróstica.

A falta de algumas das aptidões mencionadas não significa que o profissional eleito não possa ser um bom líder, e sim que isso precisar ser desenvolvido por ele. Para facilitar, listei algumas das características necessárias em um líder, e como um treinamento é capaz de potencializar todas. Confira:

Inspirar pessoas

Um profissional formado em um treinamento de liderança tem a capacidade de inspirar aqueles à sua volta, sendo que uma equipe com um líder adequado, vai buscar constantemente o crescimento e o aprimoramento de suas qualidades.

Por isso é importante que o líder tenha a capacidade de ser uma inspiração tanto no trabalho quanto fora dele.

Essa inspiração deve estar relacionada ainda no desenvolvimento da equipe, que com uma liderança disposta a compartilhar conhecimento e ensinar, faz com que os colaboradores evoluam, tornando-se profissionais melhores e mais completos.  Isso sem contar que toda essa experiência adquirida será replicada em novas oportunidades de trabalho.

Resolver conflitos internos

Enquanto um chefe inapto pode exigir soluções de seus subordinados, um líder bem treinado auxilia seus companheiros de equipe a encontrar soluções.  Um verdadeiro líder faz parte da equipe de maneira produtiva contribuindo com a progressão do trabalho.

É função do líder intervir em quaisquer conflitos internos que surgirem na equipe, tanto que esse tema é abordado no treinamento de liderança.  Ele aprenderá a conciliar estes conflitos, evitando o estranhamento no grupo de trabalho e impedindo que tal situação reverbere de forma negativa na integração do grupo de trabalho, na convivência entre esse grupo e no resultado.

Introduzir boas práticas rotineiras

Com o treinamento de liderança é possível aprender a ser uma fonte de boas práticas. Um líder bem capacitado, inicia processos simples que vão inspirar o resto do grupo, e de maneira geral, melhorar o ambiente de trabalho e o motivacional.

Podem ser coisas simples, como o ato de cumprimentar a todos no início dá jornada de trabalho mostrando educação, até estendendo-se a práticas de melhor aproveitamento do tempo, como evitar o uso de celulares pessoais no local de trabalho.

Tomar decisões

Quanto maior a equipe, maiores são as decisões a serem tomadas. O treinamento de liderança prepara o líder para ser capaz de tomar decisões de maneira adequada levando todo o panorama em consideração.

Essa maturidade em relação as tomadas de decisões também são aplicadas aos mais altos cargos de liderança da empresa. Um CEO com treinamento de liderança vai estar mais preparado para navegar entre as decisões que afetam o futuro de toda a empresa, se valendo de uma capacidade treinada de análise de fatos e de uma maior clareza em interpretar o comportamento das pessoas a sua volta.

Dadas às vantagens, em função do treinamento de líderes, é possível dizer que uma empresa que investe em treinamento para sua liderança investe em segurança para o futuro, ganhando de maneira segura e rápida os conhecimentos que viriam aos poucos com a experiência de anos.

Essas são algumas das melhorias que um profissional pode ter ao passar por um treinamento de liderança. Tendo em mente que o foco é a produtividade, estar habilitado para uma melhor gestão se faz necessário.