A economia brasileira e mundial no pós-pandemia e a relevância dos canais digitais de vendas serão algumas delas
As palestras em estarão fortemente orientadas para a realidade específica deste período, a qual tende a ser bastante diversa da que existiu nos dois anos anteriores, 2020 e 2021.
Isto, por uma razão óbvia: é possível que, em algum momento a pandemia de covid-19 (que se iniciou no Brasil em fevereiro de 2020) enfim termine, tanto aqui como no restante do mundo.
Afora ser uma ótima notícia para o bem-estar da população, o término do estado de alerta sanitário que por aqui vigora desde o surgimento do Sars-CoV-2 deverá remodelar as relações econômicas entre consumidores, empreendedores e trabalhadores.
Outros temas que deverão dominar as palestras serão o trabalho em equipe, a importância das vendas digitais, liderança, motivação, o estado do varejo e até mesmo o modelo Disney de encantamento, o qual vem conquistando admiração e seguidores mundo afora.
Vamos, agora, falar um pouco sobre as 7 principais tendências que mais tendem a aparecer nas palestras.
1ª: Trabalho em equipe – e em home office
Milhões de pessoas se viram forçadas a passar a trabalhar a partir de suas residências devido ao coronavírus. Agora, com o progressivo fim da pandemia, muitas decidiram que não querem voltar aos escritórios, pois sua qualidade de vida acabou por melhorar com o home office.
Isso vai impor desafios ao trabalho em equipe. As companhias terão de descobrir meios de conciliar o gosto adquirido pelos colaboradores por atuarem a partir de suas moradias com a necessidade de fazê-los operarem em conjunto. O trabalho híbrido pode ser uma solução abordada nas palestras.
2ª: A nova, e enorme, força do digital
O consumidor brasileiro enfim mergulhou no mundo das compras pela internet a partir de 2020 – e gostou da experiência. As lojas físicas não acabarão, mas a importância do comércio digital tende a seguir crescendo. Toda empresa precisa continuar se adaptando a isso;
3ª: Líderes educadores
Com a grande autonomia aos colaboradores que as mudanças dos últimos anos trouxeram ao mundo do trabalho, um dos novos papéis de diretores, gerentes e coordenadores será repassar a todos os dados necessários para que cada funcionário cumpra adequadamente as tarefas que lhe cabem. Esta pode ser uma temática recorrente das palestras.
4ª: Trabalhadores motivados – mas por novas razões
As novas gerações que hoje chegam ao mercado de trabalho (Millennials e Geração Z) querem ser avaliadas pela entrega que fazem, e não pela quantidade de horas que passam no escritório.
Demonstram, ainda, menor interesse em benefícios trabalhistas, como o vale-refeição e outros do tipo, e maior interesse em salários relativamente elevados;
5ª: A nova força do varejo
Desde o começo de 2020 grande parte da classe média brasileira se viu obrigada a gastar menos – por exemplo, as viagens de férias ficaram praticamente suspensas com o início da pandemia, e só recentemente têm ensaiado um retorno.
Um efeito colateral até certo ponto surpreendente disso é que hoje muitas pessoas, no Brasil e fora do país, estão com mais dinheiro guardado em aplicações financeiras do que gostariam. E, com o término da pandemia, devem usar esses recursos para voltarem às compras no varejo. Entender e abordar isso em palestras pode ser uma tendência também.
6ª: Características do modelo Disney de encantamento dos clientes
Se gestores se mostram atentos aos menores detalhes da empresa, aos poucos tal postura passa a ser dominante entre todos os colaboradores. Esse é um dos ensinamentos do modelo Disney de encantamento dos clientes, que vem inspirando líderes empresariais em todo o mundo. Abordar isso nas palestras é uma tendência em alta.
7ª: Empresas e trabalhadores em um mundo pós-pandêmico
As cadeias produtivas espalhadas pelo planeta desorganizaram-se quase completamente com o surgimento da covid-19, e agora estão se restabelecendo. Mas, nesse processo, elas provavelmente não voltarão a ser o que eram antes.
Muitos países, por exemplo, não aceitarão mais que partes vitais de sua economia dependam apenas de compradores e de consumidores externos, especialmente asiáticos, como era comum nos tempos anteriores ao surgimento do Sars-CoV-2. E há outras mudanças que vieram para ficar.
Eduardo Maróstica: um dos maiores palestrantes do Brasil
Tudo isso, e muito mais, pode ser encontrado nas palestras do Eduardo Maróstica! Ele é professor do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios na FGV (Fundação Getúlio Vargas), dentre outras qualificações.
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