Essa ajuda especializada torna as operações da equipe de vendas bem mais eficiente e assertiva
Nem todo visitante de um site ou rede social é uma boa oportunidade de venda. Muitas vezes, a equipe de vendas perde tempo com leads sem real interesse no que a marca oferece — esse tempo poderia estar sendo usado para atender uma potencial conversão.
No artigo de hoje, falaremos tudo sobre o SDR, o profissional que chega para resolver esse problema, facilitando (e muito) o trabalho de vendedores e closers.
O que é um SDR em vendas?
Um SDR (Sales Development Representative ou representante de desenvolvimento de vendas, em português) é o profissional que cuida da prospecção de novos clientes, agindo ainda nas primeiras etapas do funil de vendas.
Ele trabalha para identificar, qualificar e nutrir leads, os deixando devidamente educados para que os vendedores ou closers consigam transformá-los em conversões com mais facilidade.
Qual a função de um SDR em vendas?
Se aprofundando um pouco mais na função de um SDR, podemos dizer que esses profissionais pesquisam e identificam os leads que mais atendem ao ICP (perfil ideal de cliente) de uma empresa.
É ele quem inicia o contato com esses leads, seja por e-mail, telefone ou outras plataformas. O objetivo é entender as necessidades desse público, mostrando as vantagens de um produto/serviço de forma personalizada e, por fim, percebendo se existe ou não potencial de negócio.
Depois que os leads estão qualificados, o SDR faz o repasse dessas oportunidades para os vendedores. Ele também realiza tarefas como follow-ups, análise de métricas de desempenho e alinhamento constante com a equipe de vendas.
Existe diferença entre um SDR e um closer em vendas?
A principal diferença entre um SDR e um closer está no momento em que cada profissional age no processo de vendas. Como dissemos, o SDR é responsável pela prospecção e qualificação inicial dos leads, enquanto o closer deve realizar a concretização das vendas.
Basicamente, o SDR constrói o interesse inicial no produto ou serviço e percebe o nível de adequação do lead, enquanto o closer aprofunda essa negociação para converter o lead qualificado em um cliente real.
Quais as principais responsabilidades de um SDR dentro de uma empresa?
Elas vão desde essa identificação de leads potenciais e realização de abordagens iniciais para captar o interesse, até o envio de e-mails de prospecção.
Além disso, ele também gerencia e registra interações no CRM, agenda reuniões para os vendedores, faz o acompanhamento de métricas e está sempre atualizado sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Quais os principais benefícios em ter um SDR na equipe?
Esse profissional traz vantagens importantes, que vão ajudar demais na produtividade geral da sua empresa, como:
- Segmentação do público-alvo, com identificação e qualificação de leads ideais;
- Aumento nas taxas de conversão, com informações detalhadas sobre os leads que ajudam os vendedores a fecharem negócio;
- Os vendedores podem focar no fechamento, aumentando a produtividade;
- Melhoria no engajamento, com leads recebendo uma abordagem mais personalizada.
Como um SDR pode ajudar a aumentar as vendas?
Um SDR ajuda a aumentar as vendas de várias formas. Ele otimiza o tempo da equipe de vendas porque entrega leads qualificados, permitindo que os closers se concentrem na conversão. Além disso, melhora a qualidade das oportunidades, segmentando e personalizando as abordagens para o público-alvo. Isso também ajuda a aumentar a taxa de conversão e reduzir o churn, já que os clientes mais qualificados ficam incluídos na base da empresa.
Qual o perfil ideal para um SDR?
Como você viu, não é qualquer profissional que pode ser um SDR. Ele precisa de habilidades e características bem específicas. Ele deve ter boa comunicação oral e escrita, empatia para entender as necessidades dos leads e proatividade para buscar soluções e agir com autonomia.
Mas essas características são apenas o básico, o que separa um SDR excelente do resto é ter organização, resiliência para lidar com rejeições, orientação para resultados, busca constante por conhecimento, alinhamento com a equipe de vendas e, sobretudo, acreditar no produto que ele promove.
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