Fale conosco pelo WhatsApp

Veja como a palestra de liderança pode te ajudar

Veja como a palestra de liderança pode te ajudar
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 30/08/2018

A palestra de liderança consiste em um conjunto de práticas, ferramentas, técnicas e conhecimentos científicos usados para desenvolver e aprimorar as capacidades de liderança de um profissional que esteja à frente de uma equipe.

A realização desse tipo de solução apresenta diversos benefícios para as empresas, principalmente àquelas que pretendem expandir a atuação e atualmente estão limitadas pela falta de iniciativa ou de profissionais que se destaquem como líderes nas equipes. Assim, destacamos a seguir elementos relevantes sobre a palestra de liderança que demonstram como essa solução pode ajudar seu negócio.

Quando fazer uma palestra de liderança?

Esse tipo de palestra pode ser realizado em diferentes momentos da empresa e por variadas motivações. Quando se opta por fazer uma palestra de liderança, garante-se não apenas benefícios individuais, mas também globais, pois os líderes são fundamentais para manter a motivação, produtividade e clima organizacional positivos.

Dessa forma, a palestra é uma opção quando os empreendedores percebem uma queda da produtividade ou dos resultados devido à postura inadequada ou desmotivação das equipes, assim como quando é identificado que a liderança não está desenvolvendo as potencialidades do time.

Outra motivação para adotar a solução é quando se percebe que as novas técnicas e ferramentas do campo organizacional não estão sendo devidamente utilizadas no cotidiano da empresa, limitando a produtividade e o potencial dos colaboradores.

O que é abordado na palestra?

Uma palestra de liderança pode focar em diferentes questões, de acordo com as demandas identificadas como mais urgentes e necessárias de serem desenvolvidas no líder. Assim, um diagnóstico correto dos potenciais pessoais e profissionais da liderança e alinhamento com as necessidades da empresa, é fundamental para que o profissional agregue os valores da companhia e os desenvolva. Algumas abordagens são:

  • Gestão de pessoas: Neste tipo de treinamento, o foco é fazer com que o líder desenvolva habilidades relacionadas a gestão de pessoas, visando reter talentos e aumentar a produtividade da equipe, seja realizando planos de carreiras interessantes, como com melhores capacidades para selecionar, reter e desenvolver os talentos da empresa;
  • Comunicação: O foco é a melhora da comunicação entre os próprios colaboradores, aprendendo a mediar conflitos e incentivar a troca de informação, mas também transmitindo os valores da empresa com mais assertividade, além de desenvolver uma cultura organizacional positiva;
  • Delegação de tarefas: Um dos desafios da gestão é conseguir alinhar uma delegação de tarefas que mantenha o colaborador produtivo, mas com tempo para desenvolver-se e aprimorar os processos e conhecimento técnico. Para isso, muitos gestores precisam ser treinados para realizar essa atribuição da liderança de forma correta e eficiente;
  • Inteligência emocional: A inteligência emocional está relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional do líder, sendo fundamental para atribuições como gestão, comunicação, resolução de conflitos e etc.

Existem outros focos que podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades identificadas e as aptidões específicas do líder e da empresa.

Quais resultados a solução proporciona e como mensurá-los?

Uma vez que existem diferentes focos, os resultados específicos podem ser bastante distintos entre uma palestra e demais ações. No entanto, existem resultados gerais que podem ser obtidos pelas companhias que optam pela solução, como:

  • Maior engajamento e produtividade das equipes;
  • Consciência sobre o atual papel do líder nas instituições;
  • Maior inteligência emocional do líder.

Outro ponto importante é a mensuração dos resultados alcançados com a palestra de liderança. Para tal, deve-se somar todas os custos relacionados com o investimento, tanto os diretos quanto os indiretos. Além disso, é importante considerar alguns indicadores mais subjetivos, como aumento da produtividade, melhora do clima organizacional e outros.

Quem pode conduzir tais palestras?

Essa solução está muito relacionada com o coaching de liderança, que também tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e aptidões relacionadas à melhora do desempenho do líder frente a equipe.

O mais indicado é que a palestra de liderança seja conduzida por um palestrante, que domina a metodologia e estratégias, e que consistem nas soluções mais modernas atualmente para desenvolvimento humano.