Valorização profissional nas organizações vai além de lembrancinhas em datas comemorativas e confraternização de final de ano. Assegurá-la traz diversas vantagens ao negócio.
O que é valorização profissional?
A valorização profissional nas organizações resulta de todas as ações estratégicas por parte das organizações focadas no reconhecimento de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Dentre as ações que podem valorizar o profissional e diminuir a rotatividade, estão:
- Reforço da cultura corporativa;
- Estratégias para o aumento da sanidade física e psicológica;
- Busca de garantia de Qualidade de Vida no Trabalho;
- Ações de Equidade, Diversidade e Inclusão;
- Plano de benefícios e de carreira para valorizar os talentos internos.
Por que é importante valorizar o profissional dentro das organizações?
Ao promover a valorização profissional nas organizações, a empresa pode contar com colaboradores com maior motivação, engajamento e a percepção de que o seu empenho está sendo notado e premiado. Por outro lado, a organização ganha ao colher uma maior produtividade devido ao bom relacionamento.
Quando as equipes avançam junto a cada passo da empresa, ameniza-se uma impressão comum nas corporações: de que os profissionais trabalham apenas em prol da expansão da empresa, sem se beneficiar desse progresso. No entanto, a valorização profissional nas organizações deve ser uma estratégia pautada em empatia e desenvolvimento interpessoal. No universo profissional, é gratificante e desejável trabalhar em um lugar no qual o empenho de cada um é exaltado.
Principais benefícios da valorização profissional nas organizações
A valorização profissional proporciona ao colaborador maior satisfação no relacionamento com a empresa e traz bons resultados nas operações organizacionais.
Em contrapartida, deixar de valorizar o trabalho da equipe pode acarretar uma série de desdobramentos negativos para a empresa, como:
- Baixa produtividade: com a desmotivação profissional, a tendência é que a falta de engajamento derrube o rendimento do trabalhador e os processos comecem a demorar mais tempo para atingir a finalização;
- Clima organizacional desfavorável: na desvalorização do trabalho, é comum a criação de um ambiente com um nível prejudicial de competição. Os membros dos times passam a agir apenas como rivais;
- Queda nos indicadores de resultados: com a rivalidade acirrada entre as equipes, associada aos baixos índices de produção, os resultados passam a ficar abaixo da média esperada a cada ciclo;
- Aumento no turnover: a insatisfação dos colaboradores leva a uma intensa busca de oportunidades de trabalho fora da organização, onde possam ser valorizados por outros empregadores. O turnover da empresa aumenta, há muito desperdício de esforços porque sempre é necessário reiniciar processos de preparo de novos funcionários e as trocas constantes fragilizam as lideranças.
Quando a qualidade cai e há falta de padronização nas entregas, a falta de valorização profissional nas organizações passa a representar prejuízo financeiro para a empresa porque os clientes migram para a concorrência.
Como colocar em prática a valorização profissional nas organizações?
Afinal, a empresa pode assegurar a valorização profissional nas organizações das seguintes maneiras:
- Reconhecendo esforços e conquistas dos colaboradores pelos gestores e líderes;
- Tendo líderes acessíveis;
- Mantendo líderes e gestores com a mentalidade de que a empresa se importa com as pessoas;
- Promovendo eventos de integração periódicos;
- Propiciando o desenvolvimento dos colaboradores;
- Oferecendo um plano de carreira.
Peça feedback dos clientes
Os feedbacks dos clientes podem não servir somente como um termômetro de como está o atendimento de seus colaboradores, mas também como uma ferramenta de reconhecimento àqueles que tiverem os melhores indicadores.
Invista em canais de atendimento diferentes
Diversificar os canais de atendimento amplifica a recepção dos feedbacks dos clientes e melhora a percepção de desempenho dos colaboradores que os atendem. A preferência por um canal de atendimento pelo cliente pode influenciar diretamente o viés do feedback.
Entre em contato com o Palestrante Eduardo Maróstica.