Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Palestra Motivacional

Manter funcionários motivados dentro das empresas é algo que precisa ser valorizado cada vez mais por gestores, empresários e empreendedores. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, e diversas ferramentas entram em cena nesse momento, como os benefícios oferecidos pela empresa, participação de lucros, reconhecimento no trabalho, desenvolvido, e também a palestra motivacional.

De acordo com profissionais da área, o sentimento de motivação é o grande encorajador dos funcionários, na hora de fazer com que esses profissionais alcancem o seu potencial dentro da empresa, ajudando assim no crescimento das corporações.

E nesse contexto está inserida a palestra motivacional, uma vez que esse encontro tem como objetivo manter os funcionários motivados, ajudando assim na integração de equipes.

Equipe motivada Imagem: Shutterstock

ENTRE EM CONTATO COM EDUARDO MARÓSTICA AGORA MESMO!

Características da palestra motivacional

Para que uma palestra motivacional seja realmente eficaz é necessário que ela tenha algumas características. Na maioria das vezes, os temas a serem abordados são aqueles ligados ao desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários.

Os principais temas inseridos nessas palestras são: liderança, metas e objetivos da equipe dentro da empresa, relacionamentos interpessoais, comportamentos dentro do meio empresarial, desenvolvimento de competências e habilidades, aprimoramento dessas competências, e também a descoberta de novas aptidões, que poderão ser utilizadas dentro das companhias.

A inteligência emocional é um tema que também vem ganhando destaque dentro da palestra de motivação. Nesse quesito são abordados assuntos ligados à administração de emoções, a fim de atingir objetivos profissionais estabelecidos.

Durante a palestra motivacional, os funcionários são convidados a fazerem uma reflexão, tanto da vida profissional quanto da pessoal. E durante esse treinamento são incentivados alguns comportamentos, que resultam na formação de uma equipe muito mais centrada, satisfeita, equilibrada e comprometida com a empresa.

Mulher participando de palestra Imagem: Shutterstock

Objetivos de uma palestra motivacional

Quando se fala em palestra motivacional é importante que o empresário, gestor ou empreendedor entenda muito bem os seus objetivos, para que possa fazer uma análise mais certeira sobre o tema. De uma maneira geral, cada assunto abordado tem finalidades específicas, as principais são:

Empregabilidade do funcionário

Essa é uma maneira de incentivar os profissionais a fazerem uma análise mais profunda sobre a sua carreira. Isso acaba despertando aptidões consideradas essenciais em um mundo cada vez mais globalizado, como, por exemplo, o empreendedorismo na empresa.

Atitudes positivas

É importante mostrar aos funcionários o quanto é importante conhecer a empresa que ele trabalha, como os processos devem ser executados e quais atitudes são essenciais para o crescimento profissional, e da companhia como um todo.

Marketing pessoal

A imagem é algo muito importante no mundo corporativo, e os funcionários precisam entender como ela acaba influenciando no comportamento de consumidores e concorrência.

Motivação e a liderança de equipes

Alguns funcionários podem ser considerados líderes natos, mas nem sempre isso é o que acontece nas equipes. Durante esse treinamento, acaba-se despertando esse sentimento nos participantes, sempre através de atitudes corretas e construtivas.

Atendimento diferenciado

Durante o treinamento, também são apresentadas aos profissionais, formas corretas para oferecer um tratamento diferenciado para os clientes. Visando sempre a fidelização desses consumidores, através de um atendimento de excelência.

Esses são apenas alguns tópicos que podem ser abordados durante a palestra de motivação, no entanto, é essencial que a empresa passe ao palestrante a sua percepção sobre o cenário vivido pela companhia, para que dessa maneira, sejam apresentados treinamentos mais personalizados.

Benefícios para empresas que contratam palestras

Vários são os benefícios oferecidos para as empresas que desejam contratar uma boa palestra motivacional, destaque para:

  • Melhor clima organizacional: O relacionamento entre os colaboradores só tem a ganhar, quando todos passam a encarar algumas questões de uma forma mais objetiva.
  • Engajamento dos funcionários: Profissionais motivados tendem a ser muito mais comprometidos com as metas da empresa, fazendo com que os resultados possam ser ainda melhores.
  • Menos conflitos internos: Um grande vilão da produtividade é o conflito entre colaboradores. A diminuição (ou extinção) desse problema faz com que o foco seja voltado para o que realmente interessa.
  • Melhora da comunicação interpessoal: Quanto mais a pessoa conseguir passar as suas ideias com clareza, maiores as chances de entendimento entre os diferentes setores.
  • Metas e objetivos mais claros entre as equipes
  • Mais comprometimento com a empresa
  • Incentivo ao poder de decisão
  • Desenvolvimento do espírito de equipe, entre outros

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Como escolher um palestrante de motivação

O gestor precisa ficar atento na hora de escolher um palestrante de motivação para a sua empresa. Vale muito a pena observar alguns requisitos básicos:

Histórico profissional do palestrante:

Esse ponto costuma ser sensível, pois muitos defendem a ideia de que existem bons palestrantes em início de carreira, lógico que isso também deve pesar na decisão da empresa. No entanto, há casos em que a experiência é um ponto decisivo, principalmente quando envolve responsabilidades maiores.

Como é necessário que haja confiança, é comum buscar sempre informações sobre o palestrante que será contratado, bem como depoimentos de clientes, cases de sucesso, etc.

Portfólio do palestrante

Saber passar o conhecimento é importante, mas tudo começa na base didática do profissional, em outras palavras, o palestrante precisa ter total domínio sobre o que ele irá falar. Portanto, vale a pena analisar vídeos, textos, artigos, etc, do profissional a ser contratado.

Acompanhe palestras

Uma maneira de conhecer o perfil do palestrante é acompanhar suas palestras em outros ambientes. Nesse momento é possível analisar com mais clareza o seu desempenho, e como as pessoas reagem às suas ideias.

Segurança no conteúdo

É essencial que o conteúdo a ser passado pelo palestrante esteja de acordo com as diretrizes da empresa. Para definir esse cronograma é importante analisar o perfil dos funcionários, os resultados almejados e para qual público ela será destinada.

Buscar um palestrante que esteja dentro do orçamento da empresa

As empresas devem buscar os melhores palestrantes, porém, eles precisam estar dentro do seu orçamento. É muito importante que as companhias encarem essa contratação como um investimento, que a curto, médio e longo prazo trará resultados através do aumento da margem de lucro, por exemplo, entre outros.

Foto do Palestrante Eduardo Maróstica

Eduardo Maróstica

Palestrante Motivacional

  • Coordenador do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios na Fundação Getúlio Vargas.
  • Possui graduação em Administração e Comércio Exterior, Pós-Graduação e MBA – Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Organizações, Possui PMP Project Management Institute, Mestrado em Administração, Doutorado em Administração, Comunicação e Educação e PHD – Pós-Doutorado na Flórida, EUA.
  • Atualmente é Professor da FGV – Fundação Getúlio Vargas.
  • Eleito o melhor professor dos cursos de MBA na FGV nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.
  • Membro da Revista Factus, Membro Avaliador Credenciado junto ao MEC para o Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Municipal do Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Membro das bancas examinadoras dos cursos de Mestrado da Universidade São Marcos.

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Assista meu vídeo sobre a palestra de motivacional e liderança:

ALGUNS CLIENTES ATENDIDOS

DEPOIMENTOS