Fale conosco pelo WhatsApp

Palestra Empresarial

Ser empreendedor no Brasil é uma jornada complexa. Burocracia, crises econômicas constantes e mercado, por vezes, pouco maduro, faz com que os empresários tenham muita dificuldade em prosperar. O desânimo abate muito essa parcela da população e é justamente nesta hora que uma palestra empresarial pode fazer a diferença.

A contratação ou participação em uma palestra empresarial tem dois intuitos: restaurar a esperança de dias melhores e impulsionar medidas que ficaram esquecidas seja por comodidade ou por receio pela incerteza do futuro.

Independentemente do que levou a estagnação desse empresário e de seu negócio, é importante ressaltar que altos e baixos fazem parte da rotina de empreender e isso não significa desistir.  Encontrar a motivação perdida, dar ânimo e instigar o avanço é uma das características de uma palestra empresarial e é essa a proposta do palestrante Eduardo Maróstica.

Com grande know how, Maróstica tem em sua base acadêmica conhecimento nos mais variados ramos do empreendedorismo, sendo professor nas principais instituições de negócios do País.

Características de uma palestra empresarial

Diversas temáticas podem ser empregadas em uma palestra empresarial. As mais comuns são: as relativas ao aumento das vendas, de motivação e engajamento de equipes, de liderança e de treinamento. Esses temas podem ser considerados os mais importantes dentro do âmbito empresarial.

Logo, uma palestra empresarial pode ter como característica cunho motivacional, assim como pode ser uma palestra para formar novos líderes, em especial, aqueles que serão os gestores de equipes nos próximos anos.

Uma das principais dúvidas sobre a palestra empresarial é quando ela deve ser contratada. A resposta é bem simples: quando os resultados apresentarem queda e a corporação precisar de um impulso para voltar a crescer.

Esse tipo de palestra, pode envolver todas as temáticas em apenas um encontro, ou pode ocorrer como etapas de um treinamento.  Por exemplo, a equipe está patinando para atingir metas e vender. O empreendedor pode propor a participação dessa equipe em uma palestra de vendas e uma motivacional.

O atendimento ao cliente não tem sido satisfatório, esse empresário pode solicitar que a temática tenha mais ênfase durante a palestra empresarial.

Objetivos de uma palestra empresarial

Os objetivos de uma palestra empresarial podem ser os mais variados, sendo que os mais habituais são:

  • Engajamento de equipe;
  • Motivacional;
  • Para treinar equipes;
  • Para treinar e formar líderes;
  • Para ampliar as vendas.

Os objetivos acima mencionados têm uma explicação. Sem uma equipe engajada, o atendimento ao cliente ou prestação de serviço será falha. Isso tem impacto direto no resultado das vendas e a queda nas vendas resulta em desmotivação. Sem um líder em quem se espelhar e a perspectiva de dias melhores, colabores desistem da empresa e a política de vestir a camisa deixa de acontecer.

O final dessa equação, diga-se de passagem bem maluca, é empresa com baixo faturamento e com chances de perder mercado e ruir. É justamente impedir que esse ciclo vicioso se torne recorrente que a palestra empresarial se faz tão importante.

Palestra empresarial

Benefícios para empresas que contratam este tipo de palestra

Afirmar que uma palestra empresarial será a solução de todos os problemas de uma corporação seria errôneo. Seu principal benefício tem relação direta com a retomada de ânimo para que a empresa volte a prosperar. Uma das formas de se fazer isso é instigar no participante dúvidas acerca da postura atual e como modificá-la.

Além de instigar o pensamento positivo e mudanças no comportamento no ambiente corporativo, uma palestra empresarial pode resultar em :

  • Ajudar na identificação de problemáticas dentro da corporação;
  • Promover a união da equipe para um bem comum;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal dentro do ambiente corporativo;
  • Ampliar o conceito criativo dos envolvidos no operacional da empresa;
  • Ajudar a desenvolver as lideranças dentro das empresas;
  • Engajar os envolvidos na operação;
  • Melhorar os resultados financeiros.

Esses são apenas alguns dos benefícios possíveis após uma palestra empresarial. Porém, a mais importante de todas refere-se a mudança interna em cada um dos envolvidos. Essa sim é a que trará os melhores resultados.

Como escolher um palestrante empresarial?

A escolha do profissional que fará a palestra empresarial é de grande importância. É necessário que o empresário faça uma pesquisa dos nomes em voga no mercado, como é o caso de Eduardo Maróstica.

Deve-se pesquisar a formação acadêmica do palestrante, suas especializações, conferir se o profissional já atua como coaching ou palestrante, para quais empresas ele já realizou algum trabalho e se possível, encontrar depoimentos de pessoas que participaram desse encontro.

Por se tratar de temas sensíveis a uma empresa, essa palestra deve ser feita por alguém gabaritado e que saiba todas as peculiaridades do mundo do empreendedorismo. Gestão de pessoas, organizacional, motivacional e demais temas devem ser tratados de forma clara, ao prezar pela eficiência a ser empregada por quem participou desse evento.

O mercado é repleto de profissionais com fórmulas prontas sobre engajamento, vendas, motivação e demais temas, entretanto uma solução que é benéfica a uma empresa, por vezes, não é para outra. Por isso, ao contratar um palestrante empresarial é necessário que o mesmo desenvolva um conteúdo customizado, medida essa que trará resultados efetivos.

EDUARDO MARÓSTICA

Palestrante Empresarial

  • Coordenador do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios na Fundação Getúlio Vargas;
  • Possui graduação em Administração e Comércio Exterior, Pós-Graduação e MBA – Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Organizações, Possui PMP Project Management Institute, Mestrado em Administração, Doutorado em Administração, Comunicação e Educação e PHD – Pós-Doutorado na Flórida, EUA;
  • Atualmente é Professor da FGV – Fundação Getúlio Vargas;
  • Eleito o melhor professor dos cursos de MBA na FGV nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013;
  • Membro da Revista Factus, Membro Avaliador Credenciado junto ao MEC para o Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Municipal do Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Membro das bancas examinadoras dos cursos de Mestrado da Universidade São Marcos.

Se interessou pela palestra empresarial de Eduardo Maróstica? Entre em contato e veja como mudar as perspectivas de sua empresa para os próximos anos.

DEPOIMENTOS