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Palestra de Liderança

Utilizando a palestra de liderança as empresas investem cada vez mais na capacitação dos seus funcionários e colaboradores, essa foi a conclusão do “Panorama do Treinamento no Brasil”, que identificou que a carga horária média de treinamento nas corporações subiu de 16,6 horas, em 2015, para 22 horas, em 2016.

E uma ferramenta muito eficiente e procurada é a palestra de liderança, tudo com o objetivo de gerar resultados positivos para a empresa, uma vez que desenvolve aptidões empresariais de líderes e ajuda a atingir metas.

A palestra de liderança trata justamente desse assunto, abordando temas atuais, ligados ao contexto empresarial. Durante o encontro são abordadas as características importantes e que precisam ser desenvolvidas pelos participantes. Ela deve ser pensada para desenvolver essa competência entre os participantes, para que eles possam assumir esse papel com muito mais segurança.

Grupo em reunião Imagem: Shutterstock

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Características de uma palestra de liderança

Uma boa palestra de liderança precisa contar com alguns pontos considerados primordiais. Destaque para:

Momentos de reflexão e questionamento

Durante uma palestra de liderança não pode existir uma receita pronta sobre “como se transformar em líder”, cabe ao palestrante incentivar alguns questionamentos dentro do próprio ambiente empresarial.

Na verdade, é feita uma análise da empresa, a fim de identificar se o ambiente é propício para o desenvolvimento desse talento, e se ela está verdadeiramente formando líderes.

Durante a palestra de liderança, o palestrante precisa despertar esses questionamentos, onde os próprios funcionários conseguem chegar às respostas, e analisar como o meio corporativo da empresa ajuda, ou atrapalha, a formação de líderes.

Ampliação da visão

Nesse momento, o palestrante pode mostrar aos participantes algumas alternativas de caminhos que podem ser seguidos para superar os problemas encontrados. Não quer dizer que ele deve ensinar, ou impor, medidas a serem tomadas dentro de um terminado cargo de liderança. Isso é algo impensável ao levar em consideração as diferenças marcantes que existem em cada instituição.

Durante a palestra é necessário também que alguns mitos sejam deixados de lado, como, por exemplo, que nem todos têm a capacidade de liderar. E isso ocorre quando os participantes conseguem entender que um bom líder pode surgir em diferentes estruturas, desde que os métodos corretos sejam aplicados.

Cases de sucesso

Os exemplos de sucesso são primordiais nas palestras de liderança, uma vez que isso ajuda a exemplificar na prática tudo o que foi proposto durante o treinamento. Além disso, ao utilizar essas histórias, os palestrantes fazem com que os pontos sejam melhores assimilados pelas pessoas.

As histórias dos grandes líderes ajudam também a motivar as pessoas, a superar pontos fracos, e derrubar alguns mitos que acabam sendo propagados com o passar dos anos.

Abordar pontos motivacionais

Como citado acima, a palestra de liderança precisa ter um viés motivacional. Para entender melhor essa relação basta comparar esses termos, na palestra sobre motivação o profissional ajuda os profissionais a superar o medo na hora de conquistar um sonho. E na de liderança, esse também é um dos objetivos, portanto, despertar esse sentimento acaba sendo muito importante.

Um tema próprio

Durante uma apresentação é primordial conhecer o público-alvo, e com a palestra de liderança isso não é diferente, portanto, escolher um tema específico a ser debatido também é uma característica importante.

Esse tema precisa ser levado para a realidade dos funcionários, somente dessa maneira, a palestra terá o resultado pretendido. Também é necessário que ele seja aplicado durante todo o processo de trabalho.

Ouvir o público

No decorrer da palestra de liderança é importante que o palestrante ouça o que o público tem a falar. Essa troca de informações precisa ser constante, e respeitada, tudo faz com que o crescimento seja ainda maior, isso de todos os lados.

Mas atenção, ninguém precisa se sentir obrigado a falar durante a palestra, o palestrante precisa entender esses momentos, saber quando ouvir e quando falar, mas nunca tentar fazer com que a pessoa fale contra a sua vontade. Uma boa forma de incentivar a participação de todos é fazer perguntas para a plateia.

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Objetivos de uma palestra de liderança

Os objetivos de uma palestra de liderança podem variar de acordo com cada situação. O importante é saber passar o conteúdo. De uma maneira geral, pode-se dizer que os principais objetivos são:

  • Despertar nos participantes as atitudes adotadas pelos principais líderes do mercado
  • Expor temas importantes para que os líderes consigam manter a sua equipe motivada
  • Motivar líderes para executar bem esse papel no meio em que atua
  • Sugerir ações específicas que ajudam a melhorar sempre o desempenho das diversas equipes

Homem lendo jornal Imagem: Shutterstock

Benefícios para empresas que contratam

As maiores empresas do mundo costumam investir no seu capital humano para conseguir atingir metas e objetivos, e o termo formação de líderes acaba sendo quase uma unanimidade. Um bom exemplo é a gigante da tecnologia Google, e esse crescimento mais amplo é sem dúvida o principal benefício das empresas que investem e contratam palestras de liderança.

Ao investir em liderança, os gestores acabam investindo também nas suas equipes, uma vez que esse profissional é o responsável por outros funcionários, e quanto mais bem preparado ele for, maiores as chances do sucesso.

Seja qual for o ramo de atuação da empresa, a palestra de liderança irá ajudar a melhor a produtividade, otimizar o uso dos recursos, e também inspirar os seus colaboradores a se dedicarem ao trabalho proposto.

Como escolher um palestrante de liderança

A escolha certa do palestrante sempre gera algumas dúvidas no empresário, o certo é que alguns pontos precisam ser considerados, e um dos principais é o conhecimento que o profissional possui.

A oratória é importante, porém, ter conteúdo é algo que não pode ser deixado de lado. A pessoa precisa entender muito bem os temas que serão explorados, quais assuntos devem ser repassados (e quais precisam ser evitados), incentivar a participação da plateia, etc.

O investimento também precisa ser considerado, uma vez que o palestrante precisa estar dentro do orçamento da empresa. De uma maneira geral, o importante é analisar o retorno a curto, médio e longo prazo, e adaptar para a realidade da companhia.

Foto do Palestrante Eduardo Maróstica

Eduardo Maróstica

Palestrante de Liderança

  • Coordenador do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios na Fundação Getúlio Vargas.
  • Possui graduação em Administração e Comércio Exterior, Pós-Graduação e MBA – Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Organizações, Possui PMP Project Management Institute, Mestrado em Administração, Doutorado em Administração, Comunicação e Educação e PHD – Pós-Doutorado na Flórida, EUA.
  • Atualmente é Professor da FGV – Fundação Getúlio Vargas.
  • Eleito o melhor professor dos cursos de MBA na FGV nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.
  • Membro da Revista Factus, Membro Avaliador Credenciado junto ao MEC para o Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Municipal do Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Membro das bancas examinadoras dos cursos de Mestrado da Universidade São Marcos.

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Assista um trecho da palestra:

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