Fale conosco pelo WhatsApp

Como construir uma carreira de sucesso?

Homem subindo degraus
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 25/07/2022

Desenvolva uma grande capacidade de adaptação, seja aplicado, disciplinado, proativo e, sobretudo, ético no trato com todos

Construir uma carreira de sucesso é um objetivo legítimo e válido para qualquer homem ou mulher, atualmente.

Nossa sociedade está alicerçada em alguns grandes pilares. Eles podem ser assim definidos, para quem quer construir uma carreira de sucesso:

  • Seja exigente consigo mesmo – a busca da excelência em tudo aquilo que se faz é, talvez, a característica em comum entre todos aqueles que alcançam o sucesso;
  • Seus talentos são importantes, mas seu esforço é ainda mais – lembre-se, somos bons apenas naquilo que fazemos continuamente. A excelência, mais do que um dom, é algo que nasce do hábito, da disciplina;
  • Não espere que te peçam, faça por si mesmo o que for necessário – isto se chama proatividade. Os melhores não são aqueles que apenas executam passivamente ordens, e sim os que constroem, por iniciativa própria, o futuro;
  • Valores morais sólidos sempre serão o seu maior patrimônio – não seja ético por pressão externa, e sim por pressão interna. Aja de forma correta, porque é o que deve ser feito. Acorrente-se a valores sólidos e descubra a liberdade que isto vai lhe trazer.

Estes são os princípios gerais de uma existência repleta de dignidade e satisfação. Eles dizem respeito à sua vida profissional – mas, sobretudo, eles dizem respeito à sua vida em todos os aspectos.

Vamos, em seguida, fornecer 7 dicas de como construir uma carreira de sucesso. Elas derivam, de certo modo, desses princípios já elencados.

1ª – Defina o seu perfil profissional

O primeiro passo para quem deseja construir uma carreira de sucesso é: considere com atenção suas próprias habilidades e os seus verdadeiros interesses. Só depois disto poderá pensar com clareza acerca de suas opções de carreira.

Somente assim você irá encontrar os grupos de atividades com as quais tem maior afinidade.

2ª – Defina planos e objetivos a serem alcançados

Talvez você deseje seguir uma carreira acadêmica, fazer um mestrado e um doutorado. Ou talvez queira estudar em uma escola técnica, profissionalizante, que já lhe dará um diploma ao final do colegial.

São objetivos diferentes a serem alcançados. Cada pessoa deve escolher os seus relativamente cedo na vida, e só então persegui-los.

Para tanto, tem de definir planos de ação: objetivos diferentes pedem estratégias diversas. Tente, inclusive, colocar no papel os planos que faz para seu futuro no mundo do trabalho.

3ª – Não tenha apenas uma, mas várias profissões

Nos dias de hoje, torna-se cada vez mais raro que alguém siga fazendo uma única coisa durante a vida toda. Isso era relativamente comum no tempo de nossos avós, mas essa época, para o bem e para o mal, já ficou para trás.

Tenha em mente que os caminhos abertos pela revolução no mercado de trabalho são muitos. Esteja preparado para mudar de área – talvez, várias vezes ao longo da vida.

4ª – Cultive o networking, sempre

Em um mundo no qual as relações interpessoais são tão importantes, um dos elementos que ajudam quem deseja aprender como construir uma carreira de sucesso é conhecer outros profissionais e se fazer conhecido por eles. Isto se chama networking – e é difícil pensar em uma carreira vitoriosa, atualmente, sem cultivá-lo.

5ª – Estude ininterruptamente

Para construir uma carreira de sucesso, acostume-se com a ideia de que passará a vida toda estudando. Claro, não será sempre como na infância e juventude, quando o indivíduo só se dedica aos estudos; a partir da idade adulta, cada um de nós irá equilibrar trabalho, vida pessoal e, sim, estudos… continuamente.

Isto, vale frisar, é algo bom: você passará a ter toda a sua existência para se aprimorar e aprender, e não apenas uma ou duas fases dela. E o mercado de trabalho irá esperar esta postura de você.

6ª – Seja flexível dentro da empresa em que trabalha

Atualmente, um colaborador exerce muitas funções no interior de uma organização. Ele não se limita mais àquilo para o qual foi originalmente contratado. Até porque, tal flexibilidade acaba trazendo-lhe ganhos de conhecimento, bem como o reconhecimento de seus líderes, o que o leva a construir uma carreira de sucesso.

7ª – Conheça bem seus pontos fortes

Ninguém é ótimo em tudo, tampouco ruim em tudo: todos temos nossos pontos fortes e nossos pontos fracos. Identifique aquelas atividades para as quais você é naturalmente vocacionado e se aperfeiçoe nelas, aproveitando, assim, os dons que nasceram contigo.

Estas são algumas das principais dicas para quem deseja aprender como construir uma carreira de sucesso. Atente-se e dedique-se a elas e, assim, alcançará os seus objetivos profissionais.

Entre em contato com o Prof. Eduardo Maróstica para saber mais sobre carreira de sucesso.

Entre em Contato

Vamos conversar? Preencha o formulário e aguarde meu contato ou se preferir, me chame no WhatsApp: (11) 98249-0054.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE