Fale conosco pelo WhatsApp

Como contratar Palestrantes?

Como contratar palestrantes
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 01/12/2021

Se você está procurando um profissional para o evento da sua empresa, precisa ficar atento a algumas dicas para escolher a pessoa certa

Durante a realização de um evento corporativo ou para a reciclagem e aplicação de novas metodologias na empresa, contratar palestrante é uma tarefa que pode se tornar bastante complexa. Porém, fazer a escolha adequada é essencial para trazer informações relevantes, além de dinamismo e profissionalismo ao encontro.

Contratar um palestrante: benefícios para sua empresa

Ao contratar um palestrante, sua empresa poderá usufruir de diversos benefícios, tais como:

  • Dar mais prestígio e visibilidade ao evento;
  • Aumentar a motivação dos participantes;
  • Estabelecer com mais clareza as metas e objetivos da empresa;
  • Conquistar maior colaboração entre os funcionários;
  • Contar com colaboradores mais engajados, focados em crescimento, o que, consequentemente, os levará a executar suas atividades com excelência;
  • Mais entusiasmo por parte dos ouvintes em virtude da retórica e dinamismo do palestrante.

O que você deve observar ao contratar um palestrante

Ao contratar palestrante para um evento em sua empresa é importante observar alguns detalhes que ajudarão a garantir o seu sucesso. São eles:

  • Os eventos e convenções precisam de palestrantes com conteúdo relevante e inovador;
  • A apresentação tem que ser leve, bem-humorada e descontraída;
  • É importante que a mensagem contenha aplicação prática para os participantes e represente a realidade;
  • As apresentações têm que ser customizadas às necessidades do cliente e falar a linguagem da empresa.

Ao contratar um palestrante, também é importante observar se o profissional possui:

  • Comprometimento e pontualidade;
  • Autenticidade;
  • Experiência;
  • Organização;
  • Carisma;
  • Bom humor;
  • Talento.

Além disso, evite contratar palestrante apenas avaliando seus vídeos promocionais. Exija vídeos em que o palestrante esteja em ação, de modo que você consiga observar como é sua fala, qual seu domínio sobre o conteúdo, seu posicionamento no palco e como ele lida com o público.

Outro ponto importante ao contratar o palestrante é deixar claro qual o objetivo do evento. É fundamental que você saiba exatamente por qual motivo pretende contratar um palestrante, seja para motivar, treinar ou explicar algum conceito diferente. Nunca contrate um palestrante apenas para fechar a grade do evento: um bom palestrante irá ajudar você definir e alcançar o objetivo da palestra.

Outra dica é não se deixar enganar por contratar palestrante famoso. Nem todos que são famosos são bons. Muitos palestrantes famosos confiam apenas no nome reconhecido que têm no mercado e não se atualizam. Além disso, nem todos têm as técnicas adequadas para transmitir seu conhecimento, têm boa didática ou sabem lidar bem com o público. Prefira palestrantes com conteúdo atualizado e que dominem a arte de se comunicar clara e objetivamente.

Ao contratar o palestrante, certifique-se de que ele é um especialista no tema. Você também deve pesquisar a presença do palestrante na internet e descobrir qual é a opinião do público a respeito de sua performance, competência e engajamento.

Também vale a pena se atentar aos custos. Não se limite ao preço na hora de contratar o palestrante, pois muitas vezes o barato sai caro, especialmente se o evento não trouxer os resultados esperados.

Conheça o Professor Maróstica

Se você quer fazer um evento que contribua para o crescimento dos seus colaboradores e melhore o desempenho da empresa, precisa contratar um palestrante que compreenda que as palestras são uma forma de tornar o ambiente de trabalho mais motivador, inspirador e agradável, em vários aspectos. Entre os diversos palestrantes renomados que o mercado oferece, você pode contar com a experiência do professor Dr. Eduardo Maróstica, que acumula em seu currículo:

  • Graduação em Administração e Comércio Exterior;
  • Pós-Graduação e MBA em Gestão Estratégica de Organizações;
  • PMP pelo Project Management Institute;
  • Mestrado em Administração, Doutorado em Administração;
  • Pós-Doutorado na Flórida (EUA).

Por meio de dedicação e comprometimento, profissionais como o professor Eduardo Maróstica têm auxiliado muitas empresas a alcançarem seus objetivos. Faça uma pesquisa detalhada sobre as qualificações desses profissionais na hora de contratar um palestrante e escolha com critério.