Fale conosco pelo WhatsApp

Como um palestrante empresarial pode ajudar sua empresa?

Como um palestrante empresarial pode ajudar sua empresa?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 19/10/2018

Cenário econômico estável, ano eleitoral e menor crescimento das empresas faz com que muitas procurem formas de se reinventar em meio a tanta adversidade. É nessa hora que muitos passam a procurar por um palestrante empresarial, para tentar motivar a equipe, desenvolver lideranças e ampliar o desempenho.

Porém, contratar um palestrante empresarial nem sempre é fácil, uma vez que o mercado tem ofertado diversos nomes com técnicas e temáticas diferentes. Logo, uma pesquisa aprofundada sobre o profissional, clientes atendidos, palestras realizadas e demais peculiaridades acerca do serviço deve ser minuciosamente analisada.

Mas afinal, o que faz um palestrante empresarial?

Antes de qualquer coisa, que tal entender o que faz esse tipo de profissional? Diante do cenário atual, tornou-se cada vez mais essencial manter-se atualizado, motivado, focado para poder atuar no mercado de trabalho e apresentar bons resultados. Com isso, surgiram diferentes tipos de profissionais para colaborar com esse processo. O palestrante empresarial é um desses profissionais.

Esse profissional pode atuar nas seguintes frentes:

  • Em palestras motivacionais;
  • Em palestras comerciais, para ampliar resultados;
  • Em palestras educacionais;
  • Em palestras sobre empreendedorismo;
  • Em palestras de liderança.

A formação acadêmica desse palestrante é essencial para que ele tenha o diferencial frente aos demais consultores que ofertam os mesmos serviços, diferenciando-se dos demais devido a sua expertise. Além disso, obviamente, para ser um bom palestrante empresarial é preciso ser empático e ter o dom da oratória.

Ao buscar um palestrante empresarial é preciso então analisar seu currículo. Procurar feedbacks de palestras que ele já promoveu em outras instituições também ajuda na busca do profissional mais capacitado para atender a sua necessidade.

Escolhido o palestrante empresarial, como ele vai colaborar com a sua empresa?

Esse tipo de profissional vai proporcionar por meio de suas palestras, inicialmente, reflexões relacionadas à vida pessoal e profissional de cada um dos participantes. Posteriormente, as reflexões passam para a atuação coletiva dentro da empresa. Vários são os objetivos das diferentes palestras que podem ser desenvolvidas numa empresa, mas a reflexão sempre permeia todas elas.

Palestra motivacional, palestra de vendas, palestra de liderança são alguns exemplos de palestras ministradas por um palestrante empresarial.

Numa palestra motivacional, o objetivo central é melhorar o ânimo das equipes de trabalho, motivá-las a melhorar seus resultados individuais e coletivos.

A palestra de vendas tem como foco ensinar técnicas que melhorem as táticas de vendas da empresa. Técnicas de uso pessoal e para as equipes de vendas podem ser mostradas, cabendo aos colaboradores agregá-las no dia a dia operacional.

Uma palestra de liderança pode ser dada para gestores e trabalhar com esses profissionais diferentes e melhores formas de atuar como líder dentro de uma empresa. Ou pode ser trabalhada com colaboradores que não possuem cargos de gestão, justamente para identificar líderes natos e trabalhar com eles essas características para que possam vir a se tornar líderes naquela empresa ou em outras.

O ideal para as empresas é, em oportunidades diversas, proporcionar as suas equipes diferentes tipos de palestras visando que todas as áreas sejam atingidas e o maior número de objetivos se tornem possíveis de ser alcançados.

Os resultados dessas palestras aparecem nas empresas de várias formas. Melhor entrosamento das equipes, maior engajamento individual, melhores resultados individuais e coletivos, melhores feedbacks sobre as lideranças, entre outros. E todas essas mudanças refletem no faturamento das empresas e na visão interna e externa que se tem dela.

Investir num palestrante empresarial é um bom caminho para as empresas que buscam por melhores resultados e é um investimento que tem um e um ótimo custo/benefício.

Eduardo Maróstica é um exemplo de palestrante empresarial que possui um currículo vasto de estudo em administração, gestão, comércio e comunicação, além de muita experiência como palestrante.

Se você busca um palestrante empresarial que vá atender seus objetivos de a melhor forma procurá-lo é uma excelente opção.