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Dia do Consumidor: Como aumentar as vendas?

Mulheres animadas em shopping depois de uma loja usar uma das estratégias de como aumentar as vendas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/03/2020

Os primeiros meses do ano costumam registrar uma retração nos negócios, e muitas empresas se desdobram para descobrir como aumentar as vendas neste período. Celebrado mundialmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor pode ser um excelente aliado para os diversos setores do mercado.

Nos últimos anos, esta data comemorativa tem registrado um potencial de crescimento similar ao da Black Friday e se destacado como uma excelente oportunidade para quem está se perguntando como aumentar as vendas.

Embora o dia originalmente tenha sido criado para celebrar os direitos do consumidor, aproveitar a ocasião para oferecer benefícios e descontos é uma eficiente estratégia para conquistar clientes e divulgar sua marca em período de vendas mais amenas.

Como aumentar as vendas no Dia do Consumidor?

Crie promoções diferenciadas

Pense em uma promoção que seja atrativa e faça o consumidor sentir que está sendo beneficiado em seu dia. Algumas ideias interessantes consistem em oferecer um frete mais barato, desconto progressivo ou até mesmo um brinde diferenciado.

Divulgue a data

Aproveite todos os seus canais de comunicação com o cliente para divulgar a data e quais serão os descontos e promoções oferecidos por sua empresa. Embora o intuito seja aproveitar a ocasião para sanar o problema de como aumentar as vendas, o ideal é que sua marca mostre que não está pensando apenas no lucro, mas no relacionamento com o consumidor. Por isso, promova ações que fortaleçam a relação com o cliente.

Escute o consumidor

Uma vez que o objetivo desta data é enaltecer os direitos do cliente, nada mais justo do que respeitar e dar voz a ele. Por isso, abra canais de comunicação para ouvir sugestões, reclamações e elogios que permitam entender as expectativas e necessidades do consumidor. Com base nas informações recebidas, estabeleça formas para melhorar o atendimento e oferecer uma experiência cada vez melhor para seu público ao longo de todo o ano.

Observe a concorrência

Esta é uma dica que vale para o ano todo: sempre acompanhe seus principais concorrentes e fique atento para o mercado como um todo. Dessa forma, é possível identificar mudanças na preferência dos clientes, além de estratégias interessantes que também podem ser aplicadas a seu negócio.

Prepare sua equipe

Não há muito sentido em descobrir como aumentar as vendas e não oferecer uma experiência positiva para seu cliente. Por isso, garanta que seu time esteja pronto para atender todas as dúvidas e demandas dos consumidores. É preciso que eles conheçam profundamente o produto que está sendo oferecido, bem como prestar um atendimento com qualidade e educação.

Invista em uma palestra de vendas

A palestra de vendas é um excelente treinamento para desenvolver e aprimorar as habilidades dos profissionais que vão lidar diretamente com a negociação junto aos clientes. Investir neste tipo de evento pode trazer muito sucesso, não apenas à sua campanha no Dia do Consumidor, mas ao longo de todo o ano.

É necessário que a palestra de vendas tenha um objetivo bem definido para que os resultados sejam positivos para sua equipe e para a empresa. Alguns assuntos que podem ser abordados na ocasião são:

  • A importância de conhecer o público-alvo;
  • Como aumentar as vendas;
  • Melhores estratégias de comunicação com o cliente;
  • Motivação;
  • Como estabelecer uma conexão com o consumidor;
  • Métodos de prospecção e atendimento;
  • Cases de sucesso;
  • Como encantar o cliente.

É importante conversar previamente com o palestrante escolhido, de modo a estabelecer o tema a ser debatido no treinamento e permitindo que o profissional encontre a melhor forma de fazer a apresentação para os participantes, contribuindo para o crescimento de todos.

Entre em contato com o professor Eduardo Maróstica para descobrir como aumentar as vendas e desenvolver sua equipe com o apoio de uma palestra!