Fale conosco pelo WhatsApp

7 dicas para melhorar o seu desempenho no trabalho

Equipe melhora seu desempenho no trabalho e discute ideias em sala de reunião
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 26/05/2020

Aumentar o desempenho no trabalho é uma das maiores preocupações de qualquer profissional que preza pelo bom desempenho e disciplina. Entretanto, colocar isso em prática pode ser um grande desafio para muitas pessoas, que nem sempre sabem como e por onde começar.

Entretanto, há algumas estratégias que podem auxiliar você a implementar essas práticas diariamente e começar a ter o desempenho dos sonhos. Portanto, quer melhorar o seu desempenho no trabalho? Confira as dicas e invista nelas.

7 dicas para um bom desempenho no trabalho

1.      Organização: deixe seu local de trabalho sempre organizado

Uma das dicas mais simples, mas de grande importância quando se trata de melhorar o desempenho no trabalho é ser organizado. A organização vem acompanhada de otimização de tempo, já que uma mesa e arquivos bem organizados são essenciais para obter uma melhora na execução de tarefas, exigindo menos tempo na procura de documentos.

Outra dica de otimização na hora de procurar arquivos é a eliminação daqueles que não são tão relevantes. Assim, você não perde tempo com informações que não agregam à sua rotina.

2.      Faça anotações

Uma das dicas mais simples e mais valiosas é anotar suas pendências e informações relevantes. É importante anotar o que estiver pendente — seja em alguma planilha, usando post-its ou qualquer tipo de agenda — para que você não se perca em seus objetivos e obrigações. Sempre que uma tarefa for cumprida, basta eliminar da lista e seguir para próxima, assim você também cria uma motivação para seguir adiante nas tarefas.

3.      Defina sua lista de afazeres

Ao definir seus afazeres, você pode identificar prioridades entre suas pendências — tanto no dia, na semana ou ao longo do mês. O ideal é eliminar primeiro as tarefas mais importantes e, então, ir seguindo para as secundárias.

4.      Controle suas interrupções e distrações

Outra maneira de evitar que seu desempenho seja prejudicado é controlar as interrupções e distrações na hora do trabalho. Por mais que seja fundamental ter um tempo para espairecer, as interrupções e distrações acabam tomando um tempo mais do que necessário de seus afazeres e podem prejudicar na execução de tarefas. Portanto, coloque um limite nessas pequenas pausas para que elas não se tornem um empecilho ao invés de um alívio.

5.      Tenha um hobby

Embora o assunto seja como alcançar um melhor desempenho no trabalho, é preciso ter em mente que a vida pessoal tem grande influência durante o horário de trabalho. É preciso estar bem com a vida pessoal para, assim, se manter mentalmente saudável para uma rotina de trabalho. Portanto, tenha um hobby que te proporcione bem-estar e relaxamento.

6.      Controle seu tempo

Uma maneira de se motivar e melhorar o desempenho no trabalho é controlar o tempo para executar uma tarefa. Criar um prazo para si próprio e tentar superar esse tempo é uma competição saudável consigo mesmo e que, consequentemente, cria uma motivação. Isso ajuda diretamente na produtividade, além de causar uma boa impressão entre os colegas de trabalho por terminar tudo dentro do prazo.

7.      Cuidado com situações adversas

Críticas podem ser construtivas quando realizadas da maneira certa e pelas pessoas certas, entretanto, quando feitas de maneira errônea elas podem ser desmotivadoras e tirar o foco facilmente. Portanto, é importante se resguardar de situações tóxicas e evitar cobrar tanto de si mesmo. O perfeccionismo pode causar fadiga e prejudicar o desempenho no trabalho, sendo necessário ter cuidado e encontrar um equilíbrio saudável.

Essas foram dicas para melhorar o desempenho no trabalho e garantir uma rotina mais organizada, saudável e disciplinada. Outra excelente maneira de aumentar a produtividade é se manter motivado, o que pode ser feito por meio de uma palestra motivacional. Entre em contato para saber mais sobre o assunto.