Fale conosco pelo WhatsApp

Diferença entre coaching e palestrante

Palestrante conversa com funcionários em uma empresa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 12/05/2020

A procura por capacitação profissional é constante para quem quer manter relevância no mercado atual, ter uma carreira de sucesso e até mesmo ajudar uma empresa a crescer. Para obter esses resultados, existem diversos profissionais capacitados para ajudar a alavancar sua carreira — neste artigo, discutiremos a diferença entre coaching e palestrante.

Muitas pessoas se questionam sobre a diferença entre coaching e palestrante, pois não compreendem os diferenciais que estes profissionais oferecem.

Por definição, o que faz um palestrante?

A carreira de palestrante surgiu a partir da procura por profissionais capacitados para auxiliar na motivação e dinâmica de empresas e de seus empregados. Os palestrantes têm grande reconhecimento no mercado por motivar pessoas e ajudar empresas a alcançarem seus objetivos de maneira rápida e eficiente, tudo por meio de palestras com grande impacto emocional e profissional.

O seu principal objetivo, onde se estabelece uma diferença entre coaching e palestrante, é formar e/ou informar as pessoas por meio de uma didática baseada em suas experiências profissionais. Isso pode ser feito não apenas por palestras, mas em workshops, eventos, congressos e outras maneiras de aperfeiçoamento profissional. Assim, este profissional consegue estimular e transmitir seus valores e conhecimentos, ao mesmo tempo em que auxilia as pessoas a alcançar seus objetivos e necessidades.

Uma palestra é realizada para diversas pessoas, no qual são agregados o senso de engajamento pelos participantes. Além disso, o palestrante incentiva a motivação individual, criando também um senso de coletivo e de colaboração.

Por definição, o que faz um coach?

Enquanto a função do palestrante é procurar soluções com um prazo mais curto, mas não menos efetivo, o coach recorre a uma jornada emocional para transmitir uma mensagem ou auxiliar no desenvolvimento de seu cliente.

Em geral, o coach foca no quesito pessoal de cada indivíduo, e não necessariamente no senso coletivo, buscando orientar o indivíduo de acordo com um planejamento gradativo e elaborado de acordo com os seus objetivos pessoais. Enquanto um palestrante se estabelece em um palco, não é todo coach que realiza palestras: grande parte do trabalho de coach é feito de maneira individual, tanto presencialmente como também online.

O que faz a diferença entre coaching e palestrante?

Cada atividade tem o seu próprio espaço, mas ambas acabam se assemelhando pelos motivos por qual esses profissionais são procurados. Isso porque ambas as metodologias surgiram da necessidade de obter um melhor desempenho, tanto de seus empregados quanto da empresa.

A diferença entre coaching e palestrante está na abordagem escolhida, como já citado anteriormente: enquanto um recorre à abordagem emocional a longo prazo, o outro trabalha o coletivo. Ambos buscam a melhora, mas de maneiras diferentes, no qual o coach apenas se assemelha ao trabalho do palestrante, não assumindo as mesmas características.

Por que contratar um palestrante é mais importante?

Um palestrante será mais eficiente na hora de trabalhar os resultados que você deseja obter — seja de sua empresa e/ou da equipe. Isso porque este profissional trabalha de maneira mais abrangente e com resultados rápidos e eficientes, de acordo com as diferentes palestras disponíveis no mercado, por exemplo:

Após abordar a diferença entre coaching e palestrante, concluímos a importância em contratar um palestrante. Esse profissional é de extrema importância para quem deseja aumentar seu conhecimento e, consequentemente, alcançar novos patamares profissionais. Entre em contato para saber mais.