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Entenda como funciona um treinamento motivacional de vendas

Entenda como funciona um treinamento motivacional de vendas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/07/2020

Independentemente da área, o sucesso profissional em qualquer empresa depende crucialmente de lideranças capacitadas no segmento de vendas. De tal forma, um treinamento motivacional de vendas se apresenta como opção fácil, atual e frutífera de melhorar estratégias e ações no relacionamento com o cliente.

Muitas vezes, por melhor que seja o time de vendedores, incentivos precisam ser dados para que os colaboradores saiam da zona de conforto, e de tal forma, apresentem melhores resultados. Além de conhecimentos de técnica de persuasão em vendas, bem como a inteligência emocional para tal, um treinamento motivacional de vendas lida com um ponto crucial da atividade comercial: a motivação.

O que é o treinamento motivacional de vendas?

Funcionários motivados são colaboradores mais engajados dentro de suas atribuições. E na área de vendas, empreendedores podem encontrar soluções interessantes de se fazer um incentivo a uma competitividade saudável, bem como aumentar o rendimento e comprometimento da equipe.

Além de promoções, destaques e bônus que são, de fato, excelentes formas, uma palestra motivacional de vendas continua sendo um método eficaz de projetar em cada vendedor do time uma autoconfiança maior. Ela te apresentará benefícios, tais como:

  • O treinamento técnico dos colaboradores;
  • O engajamento dos funcionários;
  • A atualização dos vendedores com novas técnicas do mercado;
  • Crescimento profissional da equipe da sua empresa;
  • Reconhecimento dos esforços dos funcionários;
  • Inspiração para que os vendedores cresçam junto com a empresa.

Como identificar um bom treinamento motivacional de vendas

Uma palestra motivacional de vendas que seja boa e produtiva precisa ser reconhecida dentro de algumas características fundamentais, tais como ser formulada já de olho em seu público-alvo. Como as pessoas hoje em dia são alardeadas o tempo todo com novas informações, a utilização de uma linguagem que esteja realmente dentro do mesmo idioma dos colaboradores é de suma importância.

Além do mais, o bom treinamento motivacional de vendas precisa ir direto ao ponto. Em outras palavras, o palestrante deve iniciar sua fala já explicitando o objetivo da palestra, o que será abordado naquele momento e, de preferência, dentro de um cronograma com um conteúdo bem embasado. Fugir do senso comum é fundamental.

Um outro ponto que pode ser um diferencial no treinamento motivacional de vendas é escancarar ao funcionário uma ideia que ele precisa absorver. A ideia é que os clientes com quem os vendedores terão contato irão obter vantagens e benefícios próprios, em que o palestrante se torna responsável por elucidar de maneira adequada os benefícios da venda.

Neste contexto, é necessário que o palestrante pense fora da caixa antes mesmo de motivar àqueles que assistem. Não basta apenas explicar as funcionalidades de um produto, mas sim deixar evidente em que pontos práticos do dia a dia essas funcionalidades poderão ser aplicadas. Em outra perspectiva, quais dificuldades poderão ser supridas ou atenuadas com a aquisição de tal produto.

Um case de sucesso que envolva um eficiente treinamento motivacional de vendas deve contar, além de um palestrante especializado e competente, um planejamento para que algumas metas sejam atingidas. Estas significam que a palestra deve externalizar as principais técnicas do setor comercial e como aplicá-las para aumentar as vendas.

Cases de sucesso devem ser sempre utilizados de exemplo prático na hora de falar sobre técnicas a serem executadas. Dentro disso, uma outra dica é preparar uma chamada de ação convidativa aos consumidores.

Para tanto, um bom líder deverá, em primeiro lugar, eleger um bom palestrante. Antes de contratar um treinamento motivacional de vendas, pesquise o grau de experiência do possível contratado no setor, analise seu material e seus conteúdos que serão aplicados e tenha um diálogo prévio com ele para entender seus propósitos e objetivos.