A liderança protagonista, por suas qualidades marcantes, acaba por melhorar muito a cultura corporativa de uma empresa
Uma liderança protagonista é algo mais do que desejável em uma empresa contemporânea: é imprescindível.
Líderes extraordinários, em uma grande corporação ou em uma startup, incentivam seus colaboradores a também serem (e apresentarem resultados) impressionantes. Já indivíduos em postos de comando que se portam não enquanto, exatamente, comandantes, mas só como chefes, não têm esse dom.
A liderança protagonista, quando existe, faz com que sua influência benéfica se dissemine por toda a companhia. Mesmo quando o líder não está fisicamente presente, os efeitos positivos da liderança protagonista que ele pratica estão — e se fazem sentir.
O que é protagonismo?
Protagonismo é o primeiro passo para que a liderança protagonista se manifeste.
Aquele empresário que conduz seus colaboradores fazendo com que sintam que erguem algo maior e mais duradouro em seu trabalho diário, este mostra que assumiu o protagonismo de sua vida profissional e pessoal.
Protagonismo, em uma empresa, corresponde ao oposto de apenas estar presente no local de trabalho e desempenhar mecanicamente suas funções (uma distorção de comportamento profissional que até mesmo tem um nome que a designa: presencialismo).
O protagonismo no mundo do trabalho, quando praticado pelos que conduzem a organização, levam todo o restante da companhia a agir da mesma forma. Palavras, sim, são importantes, mas exemplos são muito mais.
O que é liderança protagonista?
Uma liderança protagonista se caracteriza por buscar soluções efetivas para os dilemas que afetam a corporação que é dirigida. Soluções reais, que de fato levem a companhia a rumar para o futuro e que, principalmente, estejam norteadas para este futuro.
A liderança protagonista não se limita a presidir reuniões infrutíferas e a assinar relatórios burocráticos (aliás, ela evita ao máximo assumir tais papéis).
A qualidade maior do empresário que pratica a liderança protagonista é a pró-atividade: ele quer ir adiante, e estimula todos a segui-lo.
A força do empresário protagonista nasce de seu comportamento. As pessoas acreditam no que ele diz, pois o veem colocando em prática cada palavra. Este é um forte predicado da liderança protagonista: seu comportamento é o espelho perfeito das ideias que defende.
A liderança protagonista é própria do líder que adota determinada postura. Ele age assim de forma consciente; a liderança protagonista é uma atitude cultivada a partir de valores escolhidos. Portanto, todo CEO e todo funcionário pode optar por ter uma liderança protagonista.
Qual postura e quais valores são estes?
Vamos conhecê-los:
- Entusiasmo pelo que se está construindo;
- Motivação, que contagia as pessoas ao redor;
- Determinação na busca por objetivos;
- Gosto pela inovação;
- Otimismo, visto como a possibilidade permanente de superação;
- Empatia (talvez a mais importante qualidade da liderança protagonista), que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e entender suas dores e alegrias.
Características de um líder protagonista
Um líder protagonista não nasce sendo o que é, ele se torna tal líder a partir do momento em que decide que vai sê-lo.
Tal decisão precisa estar acompanhada da ação. O pensamento precisa se materializar em prática para que surja uma nova liderança protagonista.
Algumas das principais recomendações do que se deve fazer para quem almeja se tornar um exemplo de liderança protagonista são:
- A) Seja comunicativo – só crescem as organizações nas quais os funcionários dialogam entre si, com liberdade e franqueza, mas também com gentileza. Se a comunicação for inibida pelo líder da empresa, não se faz presente nele a liderança protagonista;
- B) Conheça os colaboradores – um condutor de talento conhece as pessoas a quem conduz. Isso é um pressuposto básico da boa liderança protagonista. O apreço pelos subordinados está presente em todos os bons CEOs e presidentes;
- C) Invista em capacitação e treinamentos – a verdadeira liderança protagonista acredita na educação dentro das empresas. Trazer palestrantes para instruir e incentivar os colaboradores é uma das manifestações de tal crença;
- D) Tenha empatia – colocar-se no lugar do cliente é dever de cada funcionário de uma empresa. Colocar-se no lugar dos funcionários é dever de cada comandante empresarial. Sem empatia, não há liderança protagonista;
- E) Defina metas motivadoras – estipule objetivos que sejam compreensíveis para o conjunto dos colaboradores da empresa. Eles devem ser ambiciosos, mas não inatingíveis. E o papel de cada indivíduo para que as metas sejam batidas deve sempre estar claro.
Ainda há muito que pode ser dito acerca de tal tema.
Se deseja conhecer mais a respeito, entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica para saber mais sobre liderança protagonista!