Fale conosco pelo WhatsApp

Motivação no trabalho: 7 dicas para manter-se motivado

Funcionaria motivada ao trabalho - motivação no trabalho
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 26/08/2021

A motivação é essencial para que os colaboradores atinjam bons resultados.

A falta de motivação no trabalho é um dos principais gargalos que atrapalham o desenvolvimento de equipes o registro de resultados satisfatórios dentro dos times. No entanto, em primeiro lugar é preciso entender o que pode causar a desmotivação e buscar realinhar os objetivos profissionais e as expectativas de cada empresa.

A motivação no trabalho é aquele impulso que leva os funcionários a atingirem seus objetivos. A alta competitividade do mercado e as dúvidas e incertezas de jovens profissionais em um cenário de crise são algumas das razões que fazem com que a palestra motivacional seja cada vez mais uma estratégia adotada por empresas de todos os tamanhos.

Além da palestra, também são cada vez mais comuns:

  • Mentorias;
  • Sessões de coaching;
  • Eventos;
  • Feiras e workshops.

É importante entender que, dentro de um espaço corporativo, a motivação no trabalho está diretamente ligada à qualidade dos resultados. Um profissional que se sente feliz e encaixado em seu posto trabalha melhor, sem dúvidas.

Uma boa gestão de pessoas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, sendo um elo entre todas as equipes da instituição. Essa engrenagem humana, responsável por fazer a roda girar, faz toda a diferença. Selecionamos neste artigo 7 dicas para manter a motivação no trabalho acesa.

Escute a equipe

As melhores pessoas para falarem sobre sua empresa e sobre as atividades desempenhadas em um time são as que trabalham nele. Visões diferentes são algumas das contribuições importantes que os demais funcionários podem compartilhar entre si.

Independente da hierarquia de cargos, a harmonia do time depende de todos os colaboradores estarem dispostos a escutar e a falar o que realmente pensam.

Valorize a importância de cada cargo

Não existe um cargo mais importante do que o outro: se alguém foi contratado para desempenhar determinada função em uma empresa, é porque aquele cargo é importante. Este pensamento precisa imperar como forma de manter a motivação no trabalho.

Funcionários desmotivados, em geral, não conseguem enxergar a real necessidade de sua participação no dia a dia da empresa, nem entendem como auxiliar os demais colegas quando necessário.

Dê feedbacks

A cultura do feedback é muito importante para a motivação no trabalho e para o desenvolvimento de cada colaborador. Este momento serve para que cada funcionário entenda suas qualidades, seus pontos de melhoria e quais habilidades pode desenvolver para crescer dentro da empresa.

Capacite os funcionários

Oferecer ferramentas e treinamentos que ajudem no desenvolvimento das habilidades profissionais e pessoais dos funcionários é outra forma de manter a motivação no trabalho ligada.

Capacitações são importantes para manter os trabalhadores atentos às novidades do mercado e também para ajudá-los a aprimorar novas habilidades. Cursos, palestras motivacionais, atividades e workshops enriquecem a carreira de seus funcionários.

Forneça um ambiente seguro e saudável

Participar de um ambiente que seja seguro, acolhedor e integrado é fundamental para que os profissionais se sintam motivados. Ter equipamentos adequados para que cada um desenvolva seu trabalho e a manutenção de um clima humanizado em ambiente corporativo fazem parte desse processo. Afinal, é ali que todos passam a maior parte do próprio dia.

Favoreça a integração de equipes

Ainda que possuam diferentes atribuições, todos os funcionários de uma empresa trabalham para uma finalidade comum. Entender o trabalho de outros times é uma das formas de garantir a motivação no trabalho. Atividades e reuniões de integração de equipe são muito importantes.

Crie metas e forneça autonomia

Em primeiro lugar, esquematize metas a serem atingidas. Em seguida, dê liberdade e autonomia para que o colaborador trabalhe da maneira que julgar melhor para o cumprimento de suas demandas. Sentir-se livre para trabalhar pode fazer o trabalhador sentir que existe confiança por parte da liderança em suas habilidades.

Precisando de uma mentoria ou uma palestra motivacional para turbinar os resultados e conquistas da sua empresa? Entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica agora mesmo e agente uma conversa que poderá impactar o seu negócio.