A técnica que pode influenciar e mudar sua visão de mundo
Embora esse termo apareça com frequência em nosso dia a dia, na conversa com amigos, com sócios ou nas redes sociais, nem todos sabem dizer com exatidão e conhecimento, o que é coaching. Muitas pessoas, inclusive, não sabem exatamente quais são as vantagens que o coaching pode trazer à sua vida particular e à sua empresa. Por conta disso, perdemos uma excelente opção para desenvolver algumas habilidades essenciais apenas por não ter compreensão sobre o que é coaching e seus benefícios.
Mas afinal, o que é coach?
A partir dos anos de 1959, a palavra coach deixou de ser utilizada somente para designar os condutores de carroça e passou a ser uma referência ao profissional responsável pelo aperfeiçoamento de atletas. Até os dias atuais essa palavra é usada para esses profissionais.
Se esse profissional tinha como característica o aperfeiçoamento do rendimento dos atletas, focado no controle da mente para o alcance dos objetivos propostos, o termo ultrapassou o ramo esportivo e ganhou força no ramo empresarial. Isso porque as mesmas técnicas podem ser usadas para o aperfeiçoamento do rendimento empresarial.
O que faz e para que serve um coach?
Coach é o profissional que, independentemente de sua vivência e/ou experiência, observa e oferece uma visão distinta para seu cliente — transformando o que era visto somente como negativo em um excelente ponto positivo. Focado em específicas tarefas e objetivos, o coach não é um professor responsável por ensinar determinada lição, auxiliando na mudança de perspectiva de determinada situação.
Portanto, o desenvolvimento pessoal focado em metas e objetivos é a principal função de um coach, marcando assim a diferença do coach para um mentor.
Vale definir, com precisão, os termos utilizados para que não haja confusão em seus usos:
- Coaching: metodologia desenvolvida e empregada;
- Coach: orientador profissional;
- Coachee: quem recebe a orientação do coach.
Como se tornar um coach?
Coach é um trabalho muito sério. Além de estar envolvido com a vida humana, este profissional causa muitos impactos em todos os segmentos da vida de um indivíduo. Por isso, é essencial que ele trabalhe sempre com seriedade, ética e responsabilidade.
A seguir, listamos alguns passos importantes para a formação do profissional coach:
- Experiência como coachee: é necessário que o coach profissional saiba o que é ser um coachee, a fim de entender o processo, as dúvidas e as necessidades de seu cliente;
- Qualificação: ter um certificado é fundamental, uma vez que um curso de formação permitirá que o indivíduo entenda as técnicas, teorias e práticas da profissão. Além disso, é necessário que seja um curso com reconhecimento para que esse profissional tenha uma boa e responsável formação;
- Reputação: essa é a alma do negócio, literalmente. A reputação é o melhor cartão de visita de um coach, e é ela que trará clientes em busca de ajuda. Ser um profissional de confiança é a porta de entrada para novos clientes. Portanto, agir com ética é o ponto mais forte para a reputação.
Um bom coach é aquele que sabe usar, na medida certa, a psicologia e a motivação para auxiliar seus clientes. Sempre preparado para ouvir e estar atento nas suas observações, o coach pode dar a opção de mudança para seu coachee. Esta mudança, provavelmente, não está no horizonte do cliente e é essa a função do coach: mostrar as possibilidades que as dificuldades ocultam de nossa visão.
Portanto, as vantagens de quem conta com um profissional coach são muitas: autoconhecimento e relações pessoais para a vida particular. Para sua empresa, desenvolver habilidades de liderança, desenvolver a criatividade, inovação e melhor desenvolvimento do seu negócio são objetivos visados com o coaching! Com um currículo excelente, o Palestrante Eduardo Maróstica pode te auxiliar a tomar novos rumos pessoais e profissionais. Ficou claro o que é coaching?