Fale conosco pelo WhatsApp

O que é palestra motivacional?

Palestra Motivacional
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 23/11/2020

Já parou para pensar no que é palestra motivacional? Muito além de trabalhar tópicos importantes da rotina da empresa, a palestra motivacional precisa impactar positivamente os funcionários, tirando-os de sua zona de conforto e, consequentemente, engajando suas atitudes na busca de aprimoramento do seu desempenho pessoal e profissional.

Entender o que é uma palestra motivacional direciona as ações da empresa de modo a capacitar sua equipe adequadamente para que atue de forma integrada em prol da marca.

O que é palestra motivacional e como funciona?

Mas afinal, o que é uma palestra motivacional? Muito além do que uma reunião para discutir metas e resultados, a palestra motivacional aplica estratégias inovadoras e filosóficas, com as quais o palestrante estimula o colaborador de maneira que ele se sinta motivado a evoluir pessoalmente e, consequentemente, profissionalmente.

As dinâmicas provocam reflexões nos funcionários para que percebam seus talentos e queiram aprimorá-los. Os gestores podem se valer desses levantamentos de habilidades e competências de cada um para organizar a equipe de uma maneira funcional, ou seja, criar um grupo de colaboradores exatamente com as características pertinentes para os objetivos que precisam atingir.

Após alinhar com o contratante os conceitos e princípios a serem trabalhados com os colaboradores, o palestrante faz o papel de ouvinte das queixas dos funcionários e estimula a resolução dos problemas com comentários construtivos.

Ao amadurecer a inteligência emocional do funcionário, a empresa ganha em relações interpessoais, aspecto tão necessário para o sucesso no mercado de trabalho, afinal uma equipe engajada com a missão da empresa não se dispersa em suas ações, o que aumenta os resultados esperados.

Portanto, saber o que é uma palestra motivacional e a sua importância favorece que o gestor invista nessa estratégia para lapidar seu grupo de colaboradores.

Impactos da palestra motivacional

Depois de compreender o que é uma palestra motivacional, torna-se fácil de perceber os impactos desse tipo de capacitação.

Veja os benefícios da palestra motivacional pode trazer para sua empresa:

  • União da equipe;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Desenvolvimento das habilidades, competência, criatividade e educação emocional dos colaboradores;
  • Motivação e liderança de equipes;
  • Melhora da produtividade e resultados;
  • Incentivo a atitudes positivas e proatividade;
  • Marketing pessoal;
  • Diminuição dos conflitos internos;
  • Alinhamento de metas e objetivos;
  • Mais comprometimento com a empresa;
  • Aperfeiçoamento do clima organizacional e do atendimento diferenciado.

Diante dessas vantagens, fica difícil de não querer contratar uma palestra motivacional para sua empresa, não é mesmo?

Nas semanas posteriores à palestra, o gestor pode promover reuniões de equipe, enquetes para alinhar os procedimentos de modo a aproveitar melhor o impacto causado pela capacitação.

Vale a pena investir em uma palestra motivacional?

Ao escolher um palestrante competente apto a desempenhar exatamente o que é uma palestra motivacional, valerá a pena o valor desembolsado pela empresa. Afinal, as ações de uma equipe entusiasmada refletem nos serviços prestados e, consequentemente, nos resultados, de forma que o investimento retorna para empresa.

Qual o melhor momento para fazer uma palestra motivacional?

Os gestores devem ficar atentos para traços de queda de desempenho do seu grupo de colaboradores, como faltas sem motivos, ambiente impessoal e silencioso, aumento das fofocas, diminuição da produtividade, por exemplo. Tais características demonstram falta de estímulo dos colaboradores e somente uma ação motivadora será capaz de persuadir o funcionário de modo que ele mesmo queira sair dessa zona de conforto e buscar por crescimento pessoal.

Diante da constatação do que é uma palestra motivacional e sua importância para a empresa, saber escolher o palestrante é fundamental para o sucesso da capacitação, por isso analise a experiência dele, se seu conteúdo é relevante, sua capacidade de impactar e se ele segue a mesma filosofia e valores que sua empresa.