Fale conosco pelo WhatsApp

Palestra Motivacional para Jovens

Palestra Motivacional para Jovens em uma universidade
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 22/08/2019

Um dos maiores sonhos dos jovens é conquistar a independência financeira, seja para viajar ou para comprar um celular de última geração. No entanto, esses planos ficam distantes quando eles se deparam com a competitividade do mercado de trabalho. É nesta hora que a palestra motivacional para jovens vem a calhar.

A palestra motivacional para jovens é uma maneira de preparar esse público para encantar os recrutadores em futuros processos seletivos. Dessa forma, os jovens entram no mercado de trabalho com mais agilidade e qualificação. Saiba mais sobre a palestra de motivação para jovens ofertadas por Eduardo Maróstica.

O que é a palestra motivacional para jovens?

Quem está no mercado de trabalho sabe que o cumprimento das metas é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento profissional. Na rotina de trabalho, os profissionais são desafiados a produzir cada vez mais e a demanda é frequente e ininterrupta. Para os novatos, entretanto, essa atmosfera pode ser intimidante e desanimadora.

A palestra motivacional para jovens serve justamente para encorajar o jovem a enxergar além desse universo de metas e prazos. Durante o treinamento, ele aprende que o crescimento profissional está diretamente ligado à razão pela qual ele está naquele emprego.

Essa visão ampla ajuda o jovem a perceber que o talento dele só será notado e valorizado com o empenho diário. Além disso, o participante da palestra sobre motivação para jovens entende que cada tarefa no trabalho deve ser encarada com comprometimento, dedicação e responsabilidade não somente para o bem da empresa, mas, principalmente, para benefício próprio.

Quais são os objetivos da palestra de motivação para jovens?

No geral, a palestra motivacional para jovens possui os seguintes objetivos:

  • Aumento da empregabilidade: no treinamento o jovem é instigado a avaliar suas aspirações para a carreira, fazendo com que ele analise suas habilidades e queira desenvolvê-las para se sentir mais realizado no mercado de trabalho. Nesse meio-tempo, o jovem desenvolve características consideradas como essenciais pelas empresas aumentando, assim, as chances de ser contratado.
  • Desenvolvimento do marketing pessoal: é comum ver os jovens agindo de uma maneira pouco apropriada no ambiente profissional. Pensando nisso, a palestra motivacional para jovens ensina o participante a cuidar do marketing pessoal de forma que sua imagem passe o profissionalismo exigido pelo mercado.
  • Melhora no relacionamento interpessoal: o jovem estará em constante contato com outras pessoas no mercado de trabalho, independentemente do setor ou da função que execute. Por esse motivo, manter um bom relacionamento com todos, prezando pela educação e cordialidade, é um dos temas abordados em um treinamento motivacional para jovens.

Qual é a importância de uma palestra motivacional para jovens?

A busca pelo primeiro emprego é sempre difícil e a crise financeira agravou esse cenário. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal O Globo, o jovem brasileiro consegue o primeiro registro na carteira de trabalho, em média, aos 28 anos. Logo, é importante que os jovens tenham um diferencial para vencer a concorrência no mercado de trabalho.

Na palestra motivacional para jovens o participante adquire uma das habilidades mais requisitadas no mundo corporativo: a inteligência emocional. Com ela, o jovem lida com situações estressantes de uma maneira mais calma e focada, evitando atitudes impulsivas que possam prejudicá-lo em uma entrevista de emprego.

Além disso, a inteligência emocional também auxilia o jovem a ter mais facilidade em conviver com pessoas de personalidades diferentes no dia a dia. No longo prazo, essa característica é capaz de render bons frutos para quem está em início de carreira. Outras vantagens da palestra motivacional para jovens são:

  • Melhora no engajamento pessoal e em equipe;
  • Aumento no amadurecimento;
  • Estímulo da criatividade e proatividade;
  • Desenvolvimento da responsabilidade com os deveres profissionais;
  • Melhora na percepção do outro, do mundo e de si.

Todo mundo precisa de um incentivo para enfrentar os desafios da vida com mais disposição e felicidade, sobretudo quem está começando a dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Por isso, ao contratar uma palestra motivacional para jovens é importante verificar se o palestrante possui o conhecimento teórico e prático necessário para dar o melhor direcionamento para os jovens.