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Palestrante empresarial

Palestrante empresarial
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/02/2019

O palestrante empresarial é um profissional com foco no desenvolvimento das capacidades empreendedoras e corporativas, que realiza palestras de diferentes temas com o objetivo de esclarecer e apresentar temas relevantes para o empresário.

Para tornar-se um palestrante empresarial é preciso comprometimento e empenho na carreira acadêmica e profissional, de forma que haja ensinamentos relevantes a serem transmitidos para o público interessado nesse tipo de conteúdo.

O que é uma palestra de empreendedorismo?

Uma palestra de empreendedorismo é uma das vertentes realizadas pelo palestrante empresarial com foco no desenvolvimento das capacidades e estratégias de negócio. O profissional deve dedicar-se continuamente ao estudo da área, como soluções de mercado e tendências.

A partir desses conhecimentos teóricos e da própria experiência, o palestrante empresarial deve realizar apresentações embasadas, com conteúdo técnico, desenvolvimento estratégico e motivacional que auxilie os empresários a alcançar os objetivos de negócio.

Uma palestra de empreendedorismo pode ser de diferentes tipos, de acordo com o objetivo principal na realização dela, como:

  • palestras motivacionais;
  • palestras de vendas;
  • palestra de liderança;
  • palestras de crescimento estratégico, entre outras.

O desenvolvimento de todas essas capacidades auxilia para que o público eleve os conhecimentos sobre esses temas e possa adotá-los na própria carreira. Em vez de aprender com os erros, é possível aprender com o palestrante que já possui uma bagagem sobre o tema, reduzindo os erros e a falta de visão estratégica na carreira empreendedora.

Como tornar-se um palestrante de empreendedorismo?

A palestra de empreendedorismo, em geral, é realizada por um palestrante empresarial que tenha experiência prática e teórica em administração, economia, mercado e corporativismo, de forma a ser um profissional mais completo e que possa, realmente, auxiliar no desenvolvimento das capacidades do público.

Atualmente, devido ao crescimento das palestras empresariais, principalmente as que têm como foco o empreendedorismo, muitos profissionais desejam tornarem-se palestrantes, mas ainda não possuem a experiência necessária ou lhes faltam capacitações específicas de um palestrante, como boa comunicação, empatia pelo público, visão estratégica, entre outras.

Destaca-se, entretanto, que também é possível tornar-se um palestrante empresarial desde que haja vivência na área de negócios, administração, mercado ou afins. Para isso, existem cursos específicos que ajudam na preparação do profissional, como planejamento de carreira, como transformar os conteúdos em produtos comerciáveis, temas de domínio, público-alvo e outras fatores-chave para uma palestra de sucesso.

O que levar em conta ao criar uma palestra?

Para criar uma palestra sólida e que seja relevante é preciso atentar-se a uma série de fatores importantes que podem variar a cada apresentação, sendo necessário adequar-se quando preciso. Entre eles podem ser destacados:

  • público-alvo: é extremamente relevante avaliar quem é o seu público-alvo antes de criar uma palestra, pois o mesmo tema de empreendedorismo, por exemplo, pode ser direcionado a pessoas com pouco capital e ainda sem ideias, para quem já montou um negócio, mas precisa consolidá-lo, ou mesmo para um grupo de grandes empresários que querem entender o cenário e as tendências. Cada público exige uma linguagem e informações específicas;
  • objetivo da palestra: de acordo com o público, uma palestra pode ter diferentes objetivos, desde motivar, mostrar estratégias de mercado ou focar em inovação. Assim, é preciso definir antecipadamente quais as metas ao assistir essa palestra para desenvolver o conteúdo corretamente;
  • domínio do tema: a criação de uma palestra depende também do domínio do palestrante empresarial sobre o tema. Quanto maior o conhecimento prático e teórico sobre um aspecto, mas ele pode tornar-se central na apresentação;
  • perspectiva abordada: um mesmo tema pode ter diferentes perspectivas. Por exemplo, uma palestra motivacional pode ser baseada nas motivações individuais, em uma história de vida transformadora ou no cenário externo, sendo essa escolha determinante no sucesso da palestra.

O palestrante empresarial deve ser um profissional em busca constante de conhecimento e novas abordagens e técnicas. A palestra de empreendedorismo pode ser usada em diferentes contextos para proporcionar transformações e motivação aos times, sendo importante incorporá-las às estratégias de negócio.