Fale conosco pelo WhatsApp

Por que contratar um Palestrante?

Foto de palestrante de costas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 09/04/2021

Contratar um palestrante para treinar seus colaboradores é uma tarefa que requer cuidado na escolha do profissional e ajuste ao tema proposto 

Contratar um palestrante pode ser a chave para a solução de alguns problemas de uma empresa, principalmente aqueles relativos à produtividade da sua equipe. O desempenho e a motivação de times de colaboradores, bem como atualizações a respeito de visões de mercado são necessidades que podem ser supridas com uma palestra eficiente e que seja referência no mercado.

Muitos gestores podem apresentar dúvidas sobre como promover a motivação de suas equipes. Ainda que talentosos, times podem sempre ser aperfeiçoados ou apresentar condutas de mercado mais modernas quando um gestor resolve contratar um palestrante. Imagine a problemática se um líder perceber que, ao invés de obter mais engajamento da parte de seus colaboradores e fornecer mais conteúdo útil com um treinamento interno, seus funcionários apresentam exaustão e desânimo após uma palestra improvisada.

A importância de contratar um palestrante

Se as falas motivacionais de um gestor não correspondem às expectativas para que os times apresentem nova vontade de produzir ou criar, talvez seja melhor entender que, mais do que transmitir informações, é fundamental saber se comunicar com relevância e qualidade.

De tal maneira, contratar um palestrante profissional é mais do que necessário para que a palestra ou o treinamento aplicado funcionem. É preciso que haja alguém capaz de gerar empatia, motivar pelo exemplo e transmitir um conteúdo que realmente seja relevante e interessante para o time, sobre o assunto proposto.

Afinal de contas, um evento tão impactante e emblemático para os colaboradores de uma empresa não pode ser realizado de maneira amadora ou improvisada, uma vez que os resultados podem ser essencialmente os opostos do que os desejados pelo gestor.

Quando contratar uma palestra?

No entanto, se ainda restam dúvidas a respeito do ato de contratar um palestrante, ou se este é o melhor momento para ir atrás dos serviços de um palestrante profissional, é hora de entender que esses eventos não agem apenas como motivadores.

Por meio de um palestrante, é possível capacitar seus times para que eles atuem de um modo mais eficiente e moderno. A transmissão de novas técnicas que ajudem os profissionais a escalarem mais um degrau em suas trajetórias profissionais dentro da empresa é que se faz a necessidade de contratar um palestrante.

Como escolher um bom palestrante?

Contratar um palestrante requer que o gestor contrate, acima de tudo, um profissional que guia pelo exemplo. Considere, por um momento, contratar uma pessoa que não tenha vivência na área de vendas para transmitir o conteúdo sobre o assunto. O resultado certamente seria uma palestra vazia e extremamente didática, sem as particularidades que fazem toda a diferença na capacitação dos profissionais da área.

De tal forma, é imprescindível que o gestor responsável pelo time, ao contratar um palestrante, se certifique que o profissional tem experiência vasta no assunto, vivência substancial e didática efetiva na hora de transmitir aos colaboradores da equipe tudo o que realmente for importante dentro do tema. Os resultados esperados devem ser o crescimento do segmento, evitando assim armadilhas e equívocos inerentes à rotina da função.

Uma das dicas para quem deseja contratar um palestrante é ter uma conversa franca e aberta de maneira prévia com o escolhido. Também opte por assistir conteúdos do profissional para se certificar que há, de fato, preocupação com a entrega de uma apresentação de qualidade, feita com uma comunicação adequada à linguagem da sua empresa.

A conversa prévia antes de contratar um palestrante também pode ser muito útil para transmitir as expectativas da empresa com relação ao treinamento, detalhando os pontos mais críticos a serem trabalhados, com a finalidade de sanar as necessidades da equipe a ser impactada com a palestra.