Fale conosco pelo WhatsApp

Treinamento de liderança para gestores

O treinamento de liderança para gestores em prática durante uma reunião
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/05/2019

O novo cenário corporativo exige das lideranças uma postura diferente e capaz de lidar com diversas questões do cotidiano da empresa, tanto na busca por resultados quanto nos relacionamentos interpessoais. Nesse momento, o treinamento de liderança para gestores torna-se um importante aliado das empresas.

Saber o que é o treinamento de liderança para gestores e como esse recurso agrega aos negócios atualmente é essencial para empresas que querem manter-se competitivas e relevantes. Saiba mais a seguir!

O que é treinamento de liderança?

O treinamento de líder é um recurso que viabiliza o desenvolvimento de competências que visam o melhor desempenho do profissional que desempenha alguma liderança, como gestores ou diretores.

Existem diversos tipos de treinamento de liderança para gestores de acordo com as habilidades atuais do profissional, as competências que ele precisa desenvolver, o tipo de negócio em que atua, as exigências do segmento etc.

Por exemplo: um gestor da área de qualidade no setor de alimentos e um gestor de RH em uma empresa de tecnologia precisam de competências distintas em alguns quesitos, mas também precisam desenvolver uma liderança inspiradora e proativa que viabilize um ambiente de trabalho mais propício.

Um exemplo de treinamento de liderança nas empresas é por meio do coaching. Uma metodologia focada no desenvolvimento de diferentes competências por meio da utilização de técnicas que envolvem administração, neurolinguística, gestão de pessoas, RH, psicologia e outras.

Quando investir em um treinamento de liderança para gestores?

Após entender o que é o treinamento de liderança para gestores, muitos profissionais se questionam se esse investimento é mesmo necessário e quando deve ser feito. Diversos inios comprovam quando a empresa está falhando no desenvolvimento dos líderes, como:

  • Falta de motivação nas equipes gerando uma baixa produtividade e resultados insatisfatórios;
  • Problemas nos relacionamentos interpessoais entre as equipes, ocasionando falta de trabalho colaborativo;
  • Ineficiência na contratação, identificação e retenção de talentos;
  • Problemas na execução do plano de carreiras, com profissionais antigos com pouco desenvolvimento profissional;
  • Falta de inovação na equipe, com sentimento de estagnação e ambiente pouco propício às novidades e transformações;
  • Alta rotatividade de profissionais.

Todos esses cenários danosos ao desenvolvimento da empresa e consolidação dos resultados do negócio são ocasionados por uma liderança pouco ativa ou atrelada a valores que não correspondem à realidade do mercado, aspectos que o treinamento de liderança para gestores visa transformar.

Por exemplo, a gestão de uma equipe de inovação deve ser feita valorizando atributos condizentes com o perfil do profissional. Também é importante abranger aspectos como a motivação, o aprendizado que ele terá na empresa, as oportunidades de crescimento e a flexibilidade.

Quais os benefícios do treinamento de líderes para gestão?

O treinamento de liderança para gestores propicia uma série de benefícios às empresas, o que motiva a busca crescente por esse recurso por parte de negócios de diferentes portes e segmentos. Entre as vantagens do treinamento de liderança para gestores destacam-se:

  • Maior engajamento das equipes, com os profissionais alinhados com os objetivos do negócio e buscando entregar resultados sólidos;
  • Melhor relacionamento interpessoal, o que contribui para a construção de soluções colaborativas e um ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório;
  • Melhor capacidade de identificar e investir em talentos, retendo profissionais mais capazes e motivados a agregar ao time;
  • Mais eficiência na gestão operacional, melhorando o retorno sobre o investimento das diferentes estratégias desenvolvidas;
  • Construção de um ambiente mais favorável à inovação, ajudando na elaboração de estratégias e soluções que melhorem os resultados a longo prazo.

Verifica-se que a atuação do líder é essencial para que a empresa consiga alcançar os resultados que almeja a longo prazo, fortalecendo a cultura organizacional e melhorando a performance de mercado.

Assim, o treinamento de liderança para gestores contribui para alcançar esses objetivos, favorecendo a atuação dos diretores, gestores, líderes e demais colaboradores.