Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital

Pessoa mexendo no tablet e celular
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/04/2023

Qualquer investimento pode trazer vantagens e desvantagens para o empreendedor. No caso do empreendedorismo digital, há algumas particularidades

O que é empreendedorismo digital?

Tido como a criação de um negócio na internet, o empreendedorismo digital é definido por ações virtuais, sem obrigação de um espaço físico. Não só a operação comercial funciona online como também a entrega do serviço ou produto pode estar em formato digital (por exemplo: e-books ou cursos online). São fatores positivos na comparação entre vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital.

Com a restrição de atividades presenciais, o período da pandemia foi uma época de grande estímulo ao crescimento do empreendedorismo digital. Além daqueles que criam uma empresa do zero no ambiente virtual, quem já possui um negócio físico consolidado e decide trazê-lo para o formato digital também é considerado empreendedor digital. Antes de dar este passo, o empreendedor deve avaliar solidamente as vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital dentro do seu plano de negócios.

Vantagens do empreendedorismo digital

Pesando as vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital no contexto de vida profissional, destacam-se os seguintes pontos favoráveis:

  • Autonomia;
  • Flexibilidade;
  • Investimento inicial baixo.

Autonomia

Como em qualquer empreendedorismo, a modalidade digital também traz a autonomia de poder trabalhar por conta própria sem ter que responder a nenhum chefe. Ainda é possível trabalhar de qualquer lugar.

Flexibilidade

No trabalho tradicional, é necessário cumprir o horário comercial. Mas com um negócio digital é possível montar, com maior liberdade, a carga horária ou rotina de trabalho e, assim, colocar como prioridade atividades que ofereçam maior qualidade de vida. No caso de compromissos de última hora, há mais espaço para remanejar a agenda.

Investimento inicial baixo

Considerando que o recurso mínimo para o negócio digital é o acesso à Internet, versus a necessidade de espaço físico e infraestrutura do negócio físico, o empreendedorismo digital apresenta um investimento inicial baixo. Outra vantagem é o estoque poder ser pequeno ou conforme a demanda (equilibrado apenas após compras ou encomendas). Com relação a custos, pode-se começar a empreender sem funcionários e expandir conforme o aumento de volume de pedidos. Ao enumerar as vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital, este ponto pode ser decisivo para quem investe.

Mobilidade

É possível conduzir o negócio sem precisar sair de casa ou com base em qualquer lugar dotado de infraestrutura tecnológica mínima. O material de trabalho mais importante é o computador e um celular. Os documentos importantes podem estar armazenados na nuvem, ocupando pouco espaço e sendo acessados remotamente. Este tipo de empreendedorismo ainda elimina o estresse com o trânsito ou outros contratempos que poderiam afetar o dia a dia do trabalho num espaço físico definido. Isso é um dos pontos fortes na comparação de vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital, pois pode facilitar mudanças, viagens e transições de rotina.

Maior visibilidade

Com uma visibilidade maior, o negócio digital amplia o alcance de público e ajuda a conquistar novos clientes. O uso bem conduzido de redes sociais e plataformas conhecidas frequentemente aumenta a confiabilidade dos clientes. Além disso, as constantes atualizações e interações com o público ajudam a manter clientes já conquistados e a conseguir cada vez mais compradores através das avaliações positivas.

Desvantagens do empreendedorismo digital

Não só de boas expectativas vive o empreendedor digital. No cenário de vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital, é preciso encarar fatores negativos como:

  • Falta de estabilidade;
  • Falta de um salário fixo;
  • Maiores jornadas de trabalho.

Falta de estabilidade

Antes de se posicionar como uma marca forte do mercado, as instabilidades são comuns devido à concorrência de cada nicho. Isso faz com que no início seja difícil saber qual será o faturamento por uma falta de solidez.

Falta de um salário fixo

Este é um ponto muito sensível na compreensão do combo de vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital. Ao fundar o próprio negócio, o empreendedor não tem mais um salário fixo. O salário será condicionado ao número de vendas e ao quanto se trabalhou a cada momento, sujeito a flutuações de mercado. A sabedoria de guardar dinheiro e reinvestir no próprio negócio em períodos melhores é decisiva para a saúde do empreendimento digital.

Maiores jornadas de trabalho

Este ponto carrega indiretamente, atreladas, vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital. Quando a marca se solidifica no mercado e as vendas aumentam, pode ser necessário trabalhar até perder as horas (principalmente se for uma empresa reduzida, com poucos ou nenhum funcionário). No entanto, se a venda for de um produto e/ou serviço que pelo qual se tem afinidade, a gratificação do feedback de cada cliente será certeira. Ter maior flexibilidade não elimina a necessidade de uma rotina de trabalho organizada. Preparar-se para os desafios, estudar para escolher as estratégias em cada negócio e entender as necessidades do público pode auxiliar na gerência da jornada de trabalho do empreendedor.

Para saber mais sobre este assunto, entre em contato com o Palestrante Eduardo Maróstica.