Fale conosco pelo WhatsApp

Como encantar clientes na era 4.0

Como encantar clientes na era 4.0
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 18/04/2019

Oferecer um produto ou serviço vai muito além de oferta e demanda. É preciso entender como encantar clientes, oferecendo diferenciais que vão além do básico já esperado.

Cada cliente é importante para sua empresa. Seus feedbacks, sugestões e reclamações, tudo é relevante para que você deixe sua empresa mais consolidada no mercado e tenha um produto que atende e entrega mais do que ele espera. Tudo isso porque você sabe como encantar clientes.

A era 4.0 é o momento atual na qual temos a tecnologia a nosso favor. Instagram, Facebook, e-mail, atendimento online, Reclame Aqui, portais, Google: todas essas ferramentas existem para fornecer informações e tudo acontece de forma rápida e prática. Como a sua empresa está acompanhando esse movimento? Quais mudanças você está fazendo para não ficar para trás?

Valorize o cliente

Para saber como encantar os clientes é preciso percebê-los. Realizar um mapa da empatia pode ajudar você a se aproximar do público:

  • Entenda o que ele pensa e sente;
  • Quais suas preocupações;
  • O que ele deseja atingir;
  • Quem ou o que ele escuta;
  • O que ele está esperando;
  • Quais são seus medos e frustrações.

Se colocar no lugar do cliente faz a empresa enxergar seu sistema por uma outra perspectiva. Mais do que uma pesquisa de satisfação sobre como foi o atendimento ou qual o feedback de produto, você realiza uma pesquisa de mercado que, além de identificar as necessidades do cliente, consegue captar outras sensações que agregam valor ao seu negócio.

As redes sociais ajudam muito quando se trata de proximidade com o público. O objetivo de muitas empresas e marcas é ter uma relação mais pessoal com o cliente. Mas como você está fazendo isso?

Não é efetivo ter canais em todas as redes sociais se o seu cliente não for atendido durante uma solicitação. Para muitos negócios, um atendimento em tempo real faz toda a diferença para a satisfação dos clientes. O público está cada vez mais instigado, questionador, curioso e não aceita mais as coisas da forma como elas eram antigamente.

Entendendo o mundo externo e interno

O questionamento sobre como encantar clientes tem a ver com percepção e empatia. É preciso captar o que gera valor aos seus usuários e o que permite ao seu público ter uma experiência diferenciada que gere valor para eles. O encantamento precisa ir além do produto e isso só é possível se você conhecer bem o seu cliente.

Mas não é eficaz conhecer muito bem o seu público, entender tecnologias externas e acompanhar as tendências globais se você não estiver atento ao que acontece dentro da sua empresa. A gestão de pessoas e o aprimoramento da equipe é essencial para o sucesso do seu negócio. É preciso melhorar a capacitação das pessoas, incorporando os avanços do mundo externo de forma prática no dia a dia do mundo interno.

Diversas empresas trabalham com projetos internos para redução de custos, aperfeiçoamento de processos e implementação de ferramentas. Todas essas ideias podem contribuir para o processo de como encantar clientes nessa era 4.0.

Comunicação e linguagem fazem a diferença

O atendimento ao cliente é o ponto chave para garantir sua satisfação e fidelização. São os detalhes, o cuidado, a atenção, o comprometimento e a personalização que podem criar momentos incríveis de experiência entre marca e cliente. Cada empresa deve possuir um tom de voz e cada canal possui um tipo de linguagem mais adequada para uma conversa.

Entenda os momentos da jornada do público na relação com a sua empresa para manter um contato próximo e transparente durante todo processo.

As pessoas gostam de serem positivamente surpreendidas. O ‘momento mágico’ estilo Walt Disney não é um sucesso à toa. A linguagem visual é muito apreciada pelo público e o fator surpresa gera encantamento e é um modo bem-sucedido de como encantar clientes.