Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Gestão empresarial: o que é e como funciona?

Homem apresentando dados em gráficos.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 11/07/2024
4 min. de leitura

Entenda o que é e quais são os segredos de uma boa gestão empresarial

 Uma boa gestão empresarial é o pilar de grandes empresas de sucesso no mundo todo. Com ela, é possível melhorar a eficácia de operações e reduzir desperdícios (de recursos ou tempo), o que resulta em maiores chances de sucesso financeiro.

Além disso, uma empresa bem gerida sabe respeitar e valorizar seus colaboradores, garantindo uma equipe sempre engajada, motivada e produtiva. Entenda, no material a seguir, o que é e como funciona uma boa gestão empresarial.

Aprenda os segredos da gestão empresarial eficaz e leve seu negócio ao sucesso!

O que é gestão empresarial?

É a área que cuida da otimização dos recursos da empresa para gerar valor. Ela abrange a organização e a manutenção de pessoas, processos e recursos, além de seguir as diretrizes político-administrativas da companhia. Diferente da administração, que cuida mais da organização como um todo, a gestão empresarial é mais específica e foca na eficiência operacional.

Qual o principal objetivo da gestão empresarial?

Quando falamos de gestão empresarial, estamos falando de geração de valor e otimização de recursos dentro de uma organização. Isso engloba a busca pela melhoria contínua de processos e resultados financeiros, além da criação de um ambiente onde os colaboradores se sintam motivados constantemente.

Sendo assim, a gestão empresarial busca equilibrar os interesses dos diversos atores empresariais, como proprietários, colaboradores, fornecedores e clientes, garantindo um crescimento sustentável e competitivo para a empresa.

Principais funções da gestão empresarial

Agora que você já sabe um pouco mais sobre gestão empresarial, vamos descrever melhor suas quatro funções fundamentais.

Planejamento

O planejamento é a mais importante das funções da gestão empresarial, já que envolve a projeção de cenários futuros e a definição de objetivos, metas, estratégias e ações necessárias para alcançá-los. Essa análise detalhada possibilita a identificação de oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos da empresa.

Organização

Para um bom planejamento, é necessário ter uma boa organização. Uma estrutura organizacional eficiente, em que as responsabilidades e as funções são claramente definidas e distribuídas entre os membros da equipe facilita a coordenação das atividades diárias e garante que todas as partes do negócio operem de maneira harmoniosa e integrada.

Direção

Essa função consiste em liderar e motivar os colaboradores para que executem suas tarefas de acordo com as duas funções acima. A direção envolve uma boa comunicação, a delegação de responsabilidades, a supervisão e o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva.

Controle

O controle completa o ciclo da gestão empresarial, garantindo que os objetivos e metas no planejamento sejam alcançados. Deve ser feito um monitoramento contínuo das atividades e dos processos da empresa, como medições de desempenho e correções de desvios e problemas que possam surgir.

Por meio do controle, os gestores podem assegurar que os recursos estão sendo utilizados adequadamente e que a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos estratégicos.

Descubra como a gestão empresarial pode transformar sua empresa!

Como funciona o processo da gestão empresarial?

O processo de gestão empresarial é um ciclo contínuo que começa com a definição de objetivos e estratégias, baseados em uma análise detalhada. Após isso, a implementação ocorre através da organização dos recursos necessários, assegurando que tudo siga o cronograma.

Após a aplicação, é feito o monitoramento contínuo do progresso, com uma avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos definidos, garantindo que a empresa esteja sempre evoluindo de acordo com o mercado e suas oportunidades de crescimento.

Quais os tipos de gestão empresarial?

Cada tipo de gestão empresarial foca em diferentes aspectos da administração de uma empresa. Entre os principais tipos, estão:

  • Gestão por competências, que desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • Gestão por resultados, que enfatiza a obtenção de resultados específicos com autonomia;
  • Gestão por processos, que foca na definição e melhoria contínua dos processos internos;
  • Gestão participativa, que aumenta a motivação e confiança dos colaboradores ao envolvê-los em processos decisórios;
  • Gestão híbrida, que combina elementos de diferentes modelos para uma abordagem personalizada e adaptada às necessidades atuais da empresa.

Como uma palestra empresarial pode ajudar?

Ao trazer exemplos reais e compartilhar práticas de gestão e inovação, essas palestras trazem conhecimento e inspiração aos colaboradores, aumentando a motivação e o engajamento da equipe. Também são apresentadas soluções para desafios específicos e acontece a troca de experiências entre profissionais.

Entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica.