Fale conosco pelo WhatsApp

O que é motivação pessoal?

Grupo com um bom know how sobre determinada área
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 19/12/2019

Muitas pessoas falam sobre o tema, mas nem todas sabem o que é motivação pessoal, levando a entendimentos equivocados dessa prática.

Entender o que é motivação pessoal e como desenvolvê-la no seu dia a dia para alcançar seus objetivos é uma tarefa que exige dedicação, autoconhecimento e foco.

A seguir saiba o que é motivação pessoal, qual a importância dela e como aumentá-la com dicas realmente eficazes!

Entenda mais sobre o que é motivação pessoal?

Inicialmente, é preciso saber o que é motivação pessoal. Trata-se de alinhar as suas práticas cotidianas aos seus objetivos, sejam eles profissionais, sociais ou pessoais.

Para entender melhor o conceito também é preciso saber o que é automotivação. Que consiste em desenvolver estratégias pessoais para, assim, ter energia e empenho para alcançar os próprios sonhos.

Os conceitos estão relacionados com a pirâmide de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow sobre a “hierarquia das necessidades humanas”. Confira:

  • Necessidades fisiológicas e básicas: é a base da pirâmide e inclui demandas como alimentação, saúde e descanso;
  • Necessidades de segurança: inclui aspectos como moradia, emprego e renda estável;
  • Necessidades sociais: são as interações com outras pessoas, como amizades, família e relacionamentos;
  • Necessidade de autoestima: trata-se de sentir reconhecimento, respeito das demais pessoas, confiança etc.;
  • Necessidade de autorrealização: no topo da pirâmide está a realização pessoal, o que se deseja ter ou fazer.

Essas cinco camadas de necessidades relevam quais são as prioridades para, assim, desenvolver a automotivação. Entender o que é motivação pessoal passa por ter os três primeiros aspectos da pirâmide sólidos para conseguir desenvolver os dois aspectos do topo.

A motivação pessoal é importante para que você tenha objetivos de vida e busque formas de alcançá-los efetivamente. Não ter sonhos ou tê-los e não buscá-los pode levar a sentimentos como frustração, tristeza, baixa autoestima, comodismo e até mesmo depressão.

4 dicas para aumentar a motivação pessoal

Agora que você já entendeu o que é motivação pessoal está na hora de saber como desenvolvê-la, pois assim como outras características, a automotivação é algo que pode ser aprimorado.

1. Ter objetivos claros

Inicialmente você precisa definir quais são seus objetivos e para onde você vai direcionar a sua motivação pessoal. Você pode estipular metas de curto, médio e longo prazo com base no que você planeja para sua vida.

Por exemplo, iniciar um MBA como um objetivo de curto prazo, conseguir uma promoção no trabalho no médio prazo e fazer um intercâmbio internacional no longo prazo.

2. Desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para aumentar a motivação pessoal, afinal, você precisa acreditar que é capaz de alcançar essas metas para efetivamente colocar-se no caminho certo.

Se a sua autoconfiança não é suficiente no momento, crie um plano para desenvolvê-la. Liste o que você acha que precisa melhorar e como fazê-lo. Por exemplo, se você tem dificuldades de liderança, mas precisa disso para alcançar seus objetivos, faça cursos e leia livros sobre o tema.

O conhecimento é um dos principais aliados para que você tenha maior confiança no que está fazendo ou se propondo a fazer.

3. Alinhar suas ações ao que você almeja

Para desenvolver a motivação pessoal é fundamental que você seja constantemente incentivado a algo. Se sua meta for fazer um intercâmbio, mas não adotar nenhuma medida concreta sobre o assunto pode acabar sentindo-se frustrado.

Dessa forma, para ficar motivado é essencial estabelecer ações específicas no seu dia a dia, que estejam alinhadas ao seu principal objetivo. Pode ser treinar um novo idioma todos os dias, ler um livro em inglês, entre outras.

4. Participar de uma palestra motivacional

As palestras motivacionais são boas oportunidades para você aprimorar suas técnicas de motivação pessoal. A experiência do palestrante o qualifica para apresentar conhecimentos e práticas que aumentam o foco e a disposição, contribuindo para que você alcance suas metas em menos tempo.

Além disso, o evento mobiliza pessoas com interesses comuns aos seus, que buscam o autoconhecimento e crescimento pessoal para alcançar metas de vida. Dessa forma, a troca de experiências com os participantes fortalecem o aspecto de necessidades sociais que está no centro da pirâmide.

Como visto, entender o que é motivação pessoal e trabalhar técnicas para desenvolvê-la é fundamental para alcançar seus objetivos de longo prazo e ser uma pessoa mais realizada.