Fale conosco pelo WhatsApp

Como a palestra de liderança ajuda na gestão de pessoas

Grupo de profissionais: Palestra de liderança e gestão de pessoas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 09/01/2020

Liderar pessoas não é uma tarefa simples e exige aptidões específicas para lidar com diferentes perfis profissionais e conduzir as diversas questões do cotidiano empresarial. Nesse sentido, uma palestra de liderança e gestão de pessoas pode ser uma excelente ferramenta para desenvolver essas competências e, por consequência, aprimorar o desempenho das equipes de trabalho.

Indicada para empresas que desejam ampliar seu potencial competitivo, a palestra de liderança e gestão de pessoas é capaz de trazer mais recursos aos profissionais, estimulando a motivação e produtividade de todos. Trata-se, portanto, de um tipo de treinamento essencial para que as organizações alcancem resultados positivos, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

O que é a palestra de liderança?

Existem diferentes tipos de palestra de liderança e gestão de pessoas, que podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa e com as habilidades que os profissionais precisam desenvolver. O treinamento não precisa se restringir ao assunto da liderança em si: o ideal é que a apresentação seja personalizada à realidade dos participantes e levante questões relevantes para aperfeiçoar seus processos de trabalho.

Este tipo de evento também não precisa, necessariamente, ser voltado apenas a profissionais que já ocupam cargos de gerência, uma vez que a gestão de liderança também envolve identificar e desenvolver os líderes em potencial. A palestra, nesses casos, pode ser conduzida de modo a despertar os valores e atitudes adotados pelos principais líderes do mercado, além de sugerir ações que promovam melhorias nas equipes.

Liderança e gestão de pessoas: qual é a relação?

A gestão e a liderança de pessoas são dois conceitos distintos, embora estejam muito interligados e possam ser representados por um mesmo profissional. O termo gestor está mais associado ao gerenciamento de processos e descoberta de soluções, enquanto o líder é aquele que inspira os demais profissionais e desperta o melhor de cada um. Ambos os papéis são importantes dentro do âmbito corporativo, e suas características se complementam.

Uma palestra de liderança e gestão de pessoas, portanto, pode transformar a maneira como os profissionais atuam dentro da organização e como eles são capazes de influenciar positivamente os demais colaboradores. Isso significa que investir na formação de líderes e gestores é o mesmo que investir no crescimento da empresa em si, garantindo a otimização dos recursos e aumentando a produtividade.

Benefícios da palestra de liderança para a gestão de pessoas

Uma palestra de liderança pode trazer muitos benefícios para a gestão de pessoas e para o funcionamento da empresa como um todo. Isso porque os assuntos abordados devem trazer reflexões para o ambiente de trabalho, ampliando a visão dos participantes, permitindo que eles analisem seu papel dentro do contexto organizacional e se sintam incentivados a se aperfeiçoar cada vez mais.

Entre os principais benefícios de uma palestra de liderança e gestão de pessoas é possível destacar:

  • Maior engajamento das equipes;
  • Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  • Aumento da motivação e produtividade;
  • Otimização dos recursos e equipes;
  • Possibilidade de identificar talentos e investir em seu desenvolvimento;
  • Maior eficiência e inovação nos processos individuais e operacionais;
  • Construção de uma cultura de desenvolvimento contínuo;
  • Retenção de talentos;
  • Fortalecimento do trabalho em equipe.

Para colher melhores resultados, a dica é definir claramente o objetivo que deseja ser alcançado pela aplicação deste treinamento de liderança para gestores. Com base nisso, é possível estabelecer um tema a ser debatido na palestra e encontrar a melhor forma de contribuir para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes.

Caso tenha se interessado no assunto, entre em contato para saber como o professor Eduardo Maróstica pode contribuir para o crescimento da sua empresa com uma palestra de liderança e gestão de pessoas.