Fale conosco pelo WhatsApp

Palestra e Treinamento para Empresas

Realização de uma palestra empresarial
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 08/08/2019

Manter uma empresa funcionando e rentável tem sido cada vez mais desafiador para os gestores no Brasil. Na busca por maneiras diferentes de administrar os negócios, muitos deles têm recorrido à palestra empresarial e aos treinamentos, como forma de melhorar o desempenho.

A palestra e o treinamento para empresas é uma oportunidade para os gestores aprenderem estratégias que possam ajudá-los a driblar as dificuldades do cenário econômico atual. Confira a seguir como funciona e quais são as vantagens dessas iniciativas para as empresas.

O que é a palestra empresarial?

A palestra para empresas é um evento no qual gestores dos mais variados segmentos se reúnem para conhecer métodos administrativos mais eficazes e modernos. Em alguns casos, as palestras empresariais também servem como um treinamento, ou seja, os participantes colocam, na prática — geralmente através de exercícios — aquilo que aprendem.

Em ambos os casos, o evento é ministrado por um palestrante, profissional que combina experiência, conhecimento e dinamismo para passar o conteúdo da maneira mais direta e elucidativa possível. A palestra para empresários possui algumas características específicas, são elas:

  • Temáticas voltadas para vendas e liderança;
  • Estímulo da motivação;
  • Conteúdos relacionados à excelência no atendimento ao cliente.

Qual é o objetivo do treinamento para empresas?

A palestra empresarial tem como foco um dos principais ativos de um negócio: o capital humano. Uma empresa pode ser bem localizada, ter equipamentos de última geração e um ambiente organizado, mas se não houver uma equipe engajada, todo esse suporte material será em vão.

Por isso, ao participar de um treinamento empresarial o gestor conseguirá inspirar os colaboradores a fazer mais e melhor. Outro objetivo da palestra para empresas é mostrar metodologias que deixem a rotina empresarial mais produtiva e eficiente.

Por que é importante fazer uma palestra para empresas? 

Muitas vezes o empresário repete ações improdutivas sem ao menos perceber. Isso acontece porque com a correria do dia a dia é preciso ter mais agilidade para resolver os problemas que aparecem. Logo, seguir o método administrativo de sempre acaba sendo a opção mais utilizada pelos empresários.

Na palestra empresarial o gestor é convidado a se perguntar: “Como posso melhorar meu negócio?”. Nesse processo, o empresário encontra várias melhorias que podem trazer resultados significativos a curto, médio e longo prazos. As principais vantagens das palestras para empresas são:

  • Facilidade na identificação de problemas na organização;
  • Melhora na união do capital humano da empresa;
  • Aumento nos resultados financeiros;
  • Avanço do relacionamento interpessoal no ambiente corporativo;
  • Suporte no desenvolvimento de líderes na empresa;
  • Aumento da criatividade para oferecer soluções personalizadas ao cliente.

Essa mudança de atitude é especialmente crucial nos dias de hoje. Segundo o estudo “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2018, o número de empresas que fecharam as portas foi maior do que as que abriram pelo terceiro ano consecutivo.

Os dados mostram o quanto o ânimo dos empresários tem caído nos últimos tempos. Nesse cenário, uma palestra para empresas é capaz de restaurar a confiança do gestor impulsionando-o a refletir, agir e perseverar.

Palestra e treinamento empresarial: como escolher o palestrante? 

O gestor interessado em participar de uma palestra empresarial deve ficar atento ao currículo do palestrante, analisando a formação acadêmica e as especializações realizadas por esse profissional. Considerando a quantidade de palestrantes no mercado, essa pesquisa ajudará a filtrar apenas os melhores.

Outra medida que auxilia na escolha do palestrante é verificar se o profissional atua como coaching. Em caso afirmativo, vale a pena investigar quais empresas o contrataram para mensurar o grau de confiabilidade e credibilidade do profissional no mercado.

Se possível, é interessante obter o depoimento de quem já participou de uma das palestras do profissional em questão. Dessa forma, é possível saber se o conteúdo passado pelo palestrante é de qualidade.

Quando realizada por um profissional gabaritado, a palestra e o treinamento empresarial, traz muitos benefícios para os gestores, auxiliando-o a tirar o negócio da estagnação para ter mais lucratividade e estabilidade.