Na hora de contratar palestrante, existem muitos aspectos que são ignorados pela maioria das pessoas, gerando resultados insatisfatórios — aprenda a escolher
É comum ouvir por aí opiniões que afirmam que palestras profissionais de motivação, liderança ou vendas não trazem resultados reais. Curiosamente, a maior parte dessas “análises” vem de pessoas que ou nunca viram um palestrante realmente qualificado em ação, ou desconhecem os bastidores e técnicas envolvidas nesse trabalho.
Isso porque os melhores do ramo têm características únicas — domínio de conteúdo, presença de palco e clareza são algumas delas — que geram, sim, um impacto prático e imediato na rotina das equipes e das empresas. São esses os profissionais que proporcionam mudanças desde o primeiro contato.
No blog de hoje, nossa missão é te mostrar que contratar palestrante qualificado pode parecer difícil à primeira vista, mas o processo é bem mais fácil e eficaz quando os passos certos são seguidos.
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Por que contratar um palestrante profissional?
Antes de partir para as dicas, você precisa entender por que contratar palestrante é importante. Bem, porque contar com um desses profissionais é a decisão estratégica que resulta em eventos e experiências que são mesmo memoráveis. Por quê? Porque esses especialistas conseguem inspirar, informar e despertar atitudes que permanecem até muito além da palestra.
Como eles conseguem isso? Aí que está! Isso só é possível com os melhores da área; eles têm abordagens voltadas a exemplos, histórias e resultados concretos, abrangendo desde produtividade até clima organizacional. Aliando experiência e técnica, eles adaptam suas falas e discursos aos objetivos específicos do evento e ao perfil específico da audiência, promovendo aprendizado, motivação e inovação.
Como contratar um palestrante: passo a passo
Você já entendeu que contratar palestrante não é tão simples e que bons profissionais fazem a diferença, mas aí surge a dúvida que é o ponto central do nosso artigo: como escolher? Veja a seguir cinco pontos-chave a considerar para não errar na escolha.
Defina o objetivo da palestra
Não adianta nada contratar palestrante sem antes saber porque você está fazendo isso. Então, antes mesmo de começar a busca, entenda exatamente o que você deseja com a palestra. É para inspirar a equipe? Resolver um problema de vendas? Trabalhar liderança? Quanto mais claros forem os seus objetivos, mais fácil será contratar palestrante com a especialização e abordagem corretas. Basicamente, o propósito é o ponto de partida para uma escolha perfeita.
Pesquise por referências confiáveis
Com o objetivo bem traçado, está na hora de verificar as referências do profissional — ao contratar palestrante evite decisões apressadas. Uma boa pedida é procurar por recomendações de empresas que já contrataram palestrantes e, se possível, assistir a vídeos e trechos de apresentações. Se a sua pesquisa for cuidadosa, você evita frustrações e garante que o profissional tenha a reputação e o estilo que combinem com o seu evento, seu nicho, sua equipe e sua empresa.
Verifique a especialização do palestrante
Encontrou um com boas referências? Então agora é hora de verificar no que os profissionais pré-selecionados são especializados. Cada palestrante tem uma linha de atuação, seja ela motivacional, técnica, comportamental ou estratégica. Analise se a formação, certificados e experiências estão alinhados com o tema que você quer trabalhar. Contratar palestrante com foco claro e repertório comprovado é o que aumenta as chances de conexão autêntica com os espectadores.
Solicite proposta e entenda o que está incluso
Hora do nosso quarto passo! Ao entrar em contato com o palestrante, peça uma proposta formal. Verifique se o valor cobre deslocamento, hospedagem, materiais e tempo de apresentação. Saber exatamente o que está incluído no momento de contratar palestrante evita surpresas tanto para a sua empresa quanto para o profissional, facilitando a tomada de decisão com base em critérios objetivos e financeiros.
Alinhe expectativas e objetivos
Acabou? Não! O último passo (e um dos mais importantes) é conversar com o palestrante de uma forma mais específica sobre sua equipe. Explique para ele o perfil dela, os desafios atuais e os resultados esperados. Esse alinhamento ao contratar palestrante garante que o evento esteja 100% conectado à realidade de sua empresa — tudo o que é personalizado causa mais impacto.
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Benefícios de contratar um palestrante
Se você se atentar a todos esses pontos no momento de contratar palestrante, as vantagens percebidas serão:
- Inspiração com foco em resultados práticos;
- Um evento com conteúdo relevante e atual;
- Geração de novas ideias e quebra de padrões mentais limitantes;
- Oferecimento de exemplos reais de superação e sucesso;
- Maior senso de valorização do capital humano dentro da empresa depois do evento;
- Desenvolvimento profissional e pessoal da equipe a partir da palestra;
- Melhora notável no clima organizacional e na comunicação interna.
Pontos de atenção antes de contratar um palestrante
Além do nosso passo a passo, existem outras questões-chave que vão te ajudar a escolher os palestrantes mais qualificados e alinhados à sua empresa.
Para começar, verifique se o palestrante tem flexibilidade para adaptar a apresentação ao tempo disponível e se ele está preparado para lidar com possíveis imprevistos técnicos ou logísticos. Confirme também a dinâmica da apresentação — existem diferentes tipos: expositivas, com interação ou com cases práticos. No mais, avalie se o estilo de comunicação combina com o perfil da audiência, evitando o uso de uma linguagem que não engaje (muito técnica ou informal).
Conheça o palestrante Prof. PHD Eduardo Maróstica
Para fechar nosso texto, trazemos uma opção incrível! O professor PHD Eduardo Maróstica:
Quem é ele? É uma das maiores referências nacionais em educação corporativa. Graduado em Administração e Comércio Exterior, é pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações e tem não só MBA e mestrado, mas também doutorado em Administração, Comunicação e Educação. Como se não bastasse, ele tem certificações internacionais, como o PMP pelo Project Management Institute e um pós-doutorado nos EUA. Essa base acadêmica irretocável lhe rendeu um cargo como professor dos cursos de MBA da FGV, onde foi premiado por quatro anos consecutivos como o melhor docente.
Acabou por aí? Não! Além de professor e consultor, Maróstica é um palestrante com foco em eventos empresariais por todo o país. Suas palestras costumam abordar temas como vendas, liderança, marketing digital, encantamento do cliente e motivação. O destaque vai para a forma como ele une conhecimento técnico e didática engajante, usando muitos exemplos práticos e linguagem acessível. Seu trabalho é famoso por transformar por completo realidades empresariais, alavancar resultados e provocar mudanças efetivas de comportamento — desde o primeiro contato com o público.
Transforme seu próximo evento com quem entende mesmo de resultados. Agende uma palestra com o palestrante Eduardo Maróstica!
