Fale conosco pelo WhatsApp

Palestra Motivacional: 5 Dicas infalíveis para motivar sua equipe

Realização de palestra motivacional para engajar os colaboradores
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 14/10/2020

O palestrante Eduardo Maróstica explica aos gestores boas práticas para conseguir engajar uma equipe e alavancar resultados.

Desenvolver estratégias para motivar a equipe está no centro de uma empresa produtiva, competitiva e com profissionais engajados e dispostos a dedicar tempo e esforço para o crescimento coletivo do negócio.

Ao entender isso, muitos gestores buscam estratégias para motivar a equipe. No entanto, não são incomuns práticas pouco eficazes e incapazes de promover transformações nos diferentes níveis da corporação. Saiba a seguir como manter uma equipe motivada com dicas elencadas pelo palestrante Eduardo Maróstica!

Quais as melhores práticas para motivar a equipe?

Para motivar a equipe, independentemente do setor, é importante que a companhia tenha empenho nesse objetivo e não que seja do interesse de um gestor ou coordenador específico. Para que os resultados da motivação sejam significativos, as transformações devem ser orgânicas em toda a corporação.

A seguir destacamos 5 dicas de como motivar a equipe com eficiência e foco em resultados de curto prazo, mas também para o futuro da empresa.

1. Ter líderes comprometidos

A identificação e investimento nas lideranças é uma importante etapa para que a equipe esteja cada vez mais motivada a um trabalho de qualidade, inovador e produtivo.

É relevante que os líderes conheçam a importância de manter a equipe motivada com práticas cotidianas. Isso não significa um líder que não faz cobranças, mas sim que tenha respeito do time e esteja comprometido com o crescimento conjunto da equipe.

2. Desenvolver uma cultura organizacional forte

A cultura organizacional forte é um dos principais determinantes para motivar a equipe continuamente e mantê-la engajada. Quando a estrutura da organização não é favorável, a motivação pode ser identificada isoladamente, em um ou outro colaborador mais produtivo e engajado.

No entanto, para que a motivação realmente gere resultados sólidos, ela precisa ser estrutural, com diferentes equipes e departamentos envolvidos.

Uma cultura organizacional direcionada à motivação deve incluir planos de carreira satisfatórios, investimento no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, plano de gestão de talentos, um setor de RH envolvido com as questões corporativas, entre outros aspectos.

3. Investir em um bom clima organizacional

O clima organizacional é diferente da cultura organizacional. O primeiro refere-se às relações interpessoais entre colaboradores diariamente e a segunda tem relação com a estrutura desejada e promovida pela gerência.

O desafio para manter o clima organizacional saudável é que ele depende da relação construída entre gestores e coordenadores com suas equipes, pois um único profissional que tenha uma postura indesejada pode atrapalhar a convivência dos demais.

Dessa forma, um bom clima organizacional depende de contratar profissionais alinhados com os objetivos e características promovidas pela gestão e manter uma atenção contínua à convivência e relações entre os colaboradores.

4. Definir metas individuais e coletivas

As metas são fundamentais para motivar a equipe. Muitos gestores acreditam que uma organização mais dinâmica pressupõe a ausência de metas, mas não é isso. Quer dizer apenas que as metas são flexíveis e plausíveis de acordo com a realidade do negócio.

Quando as metas individuais e coletivas são realistas, claras e construídas conjuntamente significa que cada colaborador conhece seu papel para alcançar as próprias metas e agregar às metas do time.

5. Promover a palestra motivacional

A palestra motivacional é um recurso fundamental para empresas que estão com dificuldades de motivar a equipe sem auxílio especializado e contando apenas com estratégias fragmentadas. Esse tipo de atividade aborda diferentes temas que influenciam diretamente na motivação, como:

  • liderança;
  • metas e objetivos coletivos;
  • relacionamentos interpessoais;
  • comportamento empresarial;
  • identificação e aprimoramento de competências e habilidades;
  • desenvolvimento de novas aptidões.

Com esse conteúdo os colaboradores ficam mais engajados e alinhados à cultura organizacional da empresa, o que ajuda a motivar a equipe e alcançar resultados mais sólidos. Quer saber como engajar sua equipe com uma palestra motivacional? Entre em contato com o palestrante Eduardo Maróstica, um dos profissionais se maior renome nesta área.